Notícias

Sarau Literário: 1ª edição de 2023 traz "A República" de Platão


A Confraria dos Beletristas do TRT24 já anuncia a 16ª edição do Sarau Literário do TRT/MS, que será realizado no dia 17 de fevereiro, às 15 horas. A obra desta 1ª edição de 2023 será “A República”, do filósofo grego Platão. O expositor será o servidor Francisco Demontiê Gonçalves Macedo e o debatedor será o 12º Confrade Vitalício, Ricardo Sitorski Lins.

‘A República’ é uma das obras mais importante de Platão, escrita em 350 a.C., que debate a justiça. A obra se desenvolve por meio de dez livros, que retratam a busca por uma cidade perfeita e as questões políticas e filosóficas envolvidas no projeto de democracia. É nesta obra que Platão apresenta “O Mito da Caverna”.

De acordo com o expositor Demontiê Macedo, a escolha de ‘A República’ para apresentação no Sarau se deve aos assuntos abordados por Platão na obra. “O livro fala sobre três assuntos que gosto muito, filosofia, política e educação. O livro é uma busca incessante sobre o conceito de justiça”, explicou.

A Confraria

A "Confraria dos Beletristas" é um projeto de cunho lúdico-literário que funcionará junto à Escola Judicial, promovendo encontros mensais para discutir grandes clássicos da literatura. Uma vez por mês é promovido um sarau literário conduzido por um futuro confrade ou confreira, que expõe uma obra literária e promove um debate sobre o assunto.

Como participar?

Podem participar como expositor ou participante do Sarau Literário magistrados, servidores e estagiários do TRT24 e de outros regionais, além de público externo ao tribunal como advogados, acadêmicos e quem mais tiver interesse na troca de conhecimento. Quem tiver interesse em ser um expositor deve preencher um formulário online indicando a obra que gostaria de expor. Os livros inscritos no projeto serão escolhidos pelo Conselho Executivo da EJUD, por votação. Clique aqui para se inscrever como expositor.

A eleição do expositor e respectiva obra a ser apresentada, bem como a divulgação de tais informações ao público, deverão ocorrer com antecedência mínima de 25 dias para que todos tenham tempo de ler o livro do mês. A participação, com aproveitamento, nos saraus literários, constitui atividade de formação continuada para o cômputo de horas-aula de que trata o art. 3º, caput da Resolução n.º 9, de 15 de dezembro de 2011, da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho - ENAMAT.