Notícias

TRT/MS é o segundo do país com melhor Índice Nacional de Gestão do Desempenho

Arte sobre o desempenho no IGEST. TRT é o segundo do país com melhor índice em 2022. 26 Varas do Trabalho do TRT MS. 17 Varas do Trabalho entre as 24% melhores do país. 24 Varas do Trabalho estão entre as 50% melhores do país. 8 Varas de Trabalho estão no top 200. Data da última atualização do relatório: 07/11/2022. Período de referência: 01/10/ 2021 até 30/09/2022.


Próximo de completar seus 30 anos de implantação, o Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT/MS), o mais jovem da Justiça do Trabalho, está colhendo os frutos de anos de trabalho e empenho de magistrados e servidores. O Índice Nacional de Gestão de Desempenho da Justiça do Trabalho (iGest), que avalia o desempenho das varas do trabalho, apontou o TRT/MS como o segundo tribunal do país com o melhor índice de desempenho.

O iGest avaliou 1.568 varas do trabalho de todo o Brasil, no período de 1º/10/2021 a 30/9/2022. Dezessete das 26 Varas do Trabalho de Mato Grosso do Sul estão entre as 25% melhores do país, o que representa 65,38% entre o total de unidades do Estado. O índice reflete o resultado de indicadores como a quantidade de processos julgados, o tempo de tramitação do processo e a produtividade por servidor.

Fotografia do desembargador André Oliveira.
Desembargador André Oliveira

O presidente do TRT/MS, desembargador André Oliveira, destaca que o senso de comprometimento e trabalho em equipe estão cada vez maiores, o que impacta no desempenho. “O resultado demonstra o progresso significativo dos nossos índices na esteira dos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos para a melhora da qualidade da prestação jurisdicional do nosso tribunal”.

Facilidade de acesso

Outro avanço foi a inclusão de novas tecnologias às rotinas de trabalho, proporcionando celeridade e mais proximidade com o jurisdicionado. Um exemplo foi a realização de sessões telepresenciais e híbridas de julgamento com sustentação oral de advogados de diversas partes do país e transmissão integral das sessões pelo Youtube. Em função da pandemia de coronavírus, o calendário de sessões chegou até mesmo a ser ampliado. Houve um acréscimo de 30% na quantidade de sessões colegiadas em 2021 em comparação ao ano de 2019. Em 2022, até o início de novembro, já haviam sido realizadas 1.059 sustentações orais, cerca de 50% a mais do que em 2019, antes da pandemia. 

Além disso, outro passo importante foi a implementação do Juízo 100% Digital em todas as varas do trabalho de Mato Grosso do Sul, o que possibilita que o cidadão tenha maior acesso à Justiça, dispensando-o de comparecer fisicamente nos fóruns e agregando celeridade na tramitação dos processos em razão do uso predominante da tecnologia (todos os atos processuais passam a ser eletrônicos), trazendo agilidade e rapidez na emissão dos expedientes e na comunicação com partes e demais sujeitos do processo.

Outra inovação importante foi o Balcão Virtual, que permite o contato direto por aplicativo de vídeo ou mensagem instantânea. “São ferramentas totalmente democráticas que trouxeram as pessoas para dentro do Judiciário de um modo mais célere, mais rápido, e com uma resposta melhor”, pontua o juiz auxiliar Izidoro de Oliveira Paniago.

O desembargador presidente André Oliveira esteve à frente da Administração do TRT/MS no último biênio e afirma que a revolução e o amadurecimento da Corte marcaram a gestão que se encerra em 2022. De acordo com o magistrado, o tribunal passou por profundas experiências na transição para o virtual e, agora, voltando para o presencial com todos os ganhos que o virtual propiciou.

Veja no vídeo os principais fatos que marcaram o TRT/MS no último biênio.