Notícias

Amaury Rodrigues Pinto Junior e Alberto Balazeiro tomam posse como ministros do TST

Foto do Ministro Amaury Rodrigues Pinto Junior, Ministra Maria Cristina Peduzzi e Ministro Alberto Bastos Balazeiro, respectivamente.
 Ministro Amaury Rodrigues Pinto Junior, Ministra Maria Cristina Peduzzi e Ministro Alberto Bastos Balazeiro, respectivamente

 

A  presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministra Maria Cristina Peduzzi, empossou, nesta quarta-feira (21), Amaury Rodrigues Pinto Junior e Alberto Bastos Balazeiro nos cargos de ministros do TST. Eles passam a ocupar, respectivamente, as vagas decorrentes das aposentadorias dos ministros João Batista Brito Pereira e Márcio Eurico Vitral Amaro. Durante a cerimônia, esteve presente o procurador-geral da República, Augusto Aras.

A ministra Maria Cristina Peduzzi destacou que a posse de novos ministros simboliza a continuidade e a renovação tanto do Tribunal quanto de toda a Justiça do Trabalho. "Em desafio de trabalho remoto, o Tribunal exerceu as suas atribuições constitucionais de prestar jurisdição e proceder à recomposição da Corte, tarefa que contou com a colaboração dos demais Poderes da República", comentou a presidente do TST.  

Foto do Ministro Amaury Rodrigues Pinto Junior e da Ministra Maria Cristina Peduzzi 

 

De acordo com a ministra, o TST não apenas proveu as vagas no período da pandemia, como fez o processo de escolha da lista tríplice, demonstrando que todos os poderes "estão irmanados em dar continuidade e normalidade às atividades".

Empossados

Foto da Ministra Maria Cristina Peduzzi colocando a faixa no Ministro Amaury Rodrigues Pinto Junior empossando-o do cargo

 

O ministro Amaury Rodrigues Pinto Junior lembrou que a trajetória até o cargo foi trilhada com muitos desafios e repleta de prazer. "A magistratura é o que eu gosto, amo e o que sempre amei, portanto, minha expectativa em relação ao TST será ainda mais feliz. Vou trabalhar com muita alegria, novos desafios, empreitadas, mas eu estou preparado e disposto, pois tenho uma boa experiência na magistratura", afirmou.  
Já o ministro Alberto Bastos Balazeiro destacou que, após a vivência como procurador-geral do trabalho, é uma honra e alegria ingressar no TST. "Quero contribuir com a experiência de procurador-geral no campo da ponderação, do equilíbrio, na conciliação de interesses e na compreensão de que as partes não são antagônicas", disse.  

Foto do Ministro Amaury Rodrigues Pinto Junior com a Ministra Maria Cristina Peduzzi

 

Atuação no TST

O ministro  Amaury Rodrigues Pinto Junior comporá a Primeira Turma e a Subseção II Especializada em Dissídios Individuais (SDI-2) do TST. O ministro Alberto Bastos Balazeiro comporá a Quinta Turma e a  SDI-2.

Homenagens

Durante a cerimônia administrativa, a presidente, ministra Maria Cristina Peduzzi, prestou agradecimentos aos ministros João Batista Brito Pereira e ao ministro Márcio Eurico Vitral Amaro, que deixaram herança de trabalho, dedicação, competência, integridade e outras virtudes que ornam suas personalidades.

Fonte: TST

Fotos: Felipe Sampaio/TST