Notícias

Câmara Municipal de Campo Grande recebe juiz para falar sobre redução de acidentes do trabalho

Foto do Juiz André Nacer de Souza discursando na Câmara Municipal de Campo Grande.
Juiz André Nacer de Souza

 

Dando continuidade às ações da campanha Abril Verde, o coordenador regional do programa Trabalho Seguro, juiz André Nacer de Souza, esteve nessa terça-feira, na Câmara Municipal de Campo Grande, falando sobre a campanha e a relevância de conscientizar a sociedade, empregados e empregadores da prevenção de doenças e acidentes do trabalho.


A campanha ‘Abril Verde’ faz parte do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, que é uma iniciativa do CSJT (Conselho Superior da Justiça do Trabalho) e do TST (Tribunal Superior do Trabalho), em parceria com diversas instituições públicas e privadas, visando à formulação e execução de projetos e ações nacionais voltados à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho.

Em 2021, Mato Grosso do Sul registrou um aumento de 27% no número de mortes por acidente de trabalho (63) em comparação a 2020, quando foram notificados 46 óbitos. Na Capital, em 2020, foram registradas 2,8 mil notificações relativas a acidentes de trabalho, números que registram apenas trabalhadores formais. Ainda, muitos empregadores deixam de notificar os acidentes de trabalho ao INSS.

A doença ou acidente do trabalho gera despesa para a Previdência Social, que é custeada por toda a sociedade. Segundo dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, no ano de 2020, o INSS gastou apenas no município de Campo Grande cerca de R$ 80 milhões com benefícios previdenciários relativos a doenças e acidentes do trabalho.

Para o coordenador do Programa Trabalho Seguro, juiz André Nacer, é difícil planejar políticas públicas de prevenção a doenças e acidentes no trabalho, uma vez que a subnotificação é bastante elevada. “Temos realizado campanhas de orientação dos profissionais do SUS nos hospitais para que notifiquem o SINAN sempre que atenderem pacientes de doenças e acidentes relacionado ao trabalho”, pontua.

Visitas técnicas

Nos dias 7 e 8 de abril, foram realizadas, junto com o GETRIN-24, visitas técnicas aos cinco principais hospitais de Mato Grosso do Sul - Hospital Regional Rosa Pedrossian, Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (UFMS), Hospital da CASSEMS, Hospital Unimed e Santa Casa de Campo Grande. Nos cinco hospitais o grupo foi recebido pela diretoria e a respectiva equipe técnica, acompanhada por diversos empregados, sendo que, no primeiro deles, estava presente a Secretária Adjunta de Estado de Saúde, Dra. Christinne Cavalheiro Maymone Gonçalves.