Notícias

Com novas funcionalidades e layout moderno, TRT lança novo portal na internet

O novo portal na internet do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região foi oficialmente lançado na tarde desta sexta-feira, 30 de novembro, na Sala de Sessões do Tribunal Pleno, com a presença dos desembargadores João de Deus Gomes de Souza, André Luís Moraes de Oliveira e Francisco das C. Lima Filho, além de servidores do Regional.

O Presidente do TRT/MS realizou o primeiro acesso no novo portal e parabenizou a equipe da Coordenadoria da Tecnologia de Informação e Comunicações responsável pelo projeto. A Chefe do Gabinete de Comunicação Social, Marcela Albres, apresentou as principais funcionalidades do site, como layout moderno, mais limpo e intuitivo, com o objetivo de aprimorar a comunicação com o público externo e dar maior transparência às informações e processos internos.

A reformulação também traz mais agilidade, já que será possível realizar pesquisa de conteúdos e consulta processual eletrônica e de processos físicos já na página inicial do site. Uma barra de destaques também facilitará o acesso para os Programas da Justiça do Trabalho que ganharam páginas próprias sobre o Trabalho Seguro e o Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, além de direcionar para informações sobre a Conciliação e Execução Trabalhistas e o Processo Judicial Eletrônico.

A home também tem um espaço de acesso rápido às ferramentas mais utilizadas pelo usuário, como consulta de pautas, plantão judicial, guias, certidões, súmulas, jurisprudência, ouvidoria, entre outras. Outra novidade são as notícias institucionais e jurídicas que receberão fotos e categorização de acordo com o tema.
O menu da página principal é dividido de acordo com os assuntos de interesse do internauta, como informações sobre a instituição, legislação, atividades judiciárias e administrativas, transparência, serviços ao cidadão e comunicação. O menu transparência foi totalmente reformulado para facilitar a pesquisa de conteúdos que passarão a ser agrupados por temas afins como orçamento e finanças, contas públicas, licitações e contratos, gestão e governança e pessoal.

A Ouvidoria também ganhou uma página mais completa onde será possível acessar as perguntas mais frequentes, glossário jurídico, atendimentos prestados, preencher formulário de manifestação e estatísticas.

Além das mudanças no layout, o novo portal é totalmente responsivo, o que quer dizer que ele pode ser acessado e visualizado a partir de dispositivos móveis, como telefones e tablets. O portal também garante acessibilidade. O conteúdo pode ser acessado em Libras, utilizando a ferramenta VLibras, que faz a tradução do Português para a Língua Brasileira de Sinais para computadores, smartphones e tablets.