Notícias Notícias

Confraria dos Beletristas realiza 9º Sarau Literário no dia 04 de fevereiro

Dando início às atividades de 2022, a Confraria dos Beletristas do TRT/MS realizará, no próximo dia 04 de fevereiro, às 15h, o 9º Sarau Literário. A convidada desta edição é a servidora Aline Aparecida de Souza, que apresentará a obra Dom Casmurro, do maior nome da literatura brasileira, Machado de Assis,. A debatedora será a mestre em Letras e pós-graduada em Estudos Literários Denise Raquel Zimmer.

A obra apresenta o introspectivo advogado e também protagonista Bento Santiago, o Bentinho, que narra a história. O relacionamento com Capitolina, a Capitu, a amizade com Escobar e o ciúme e a desconfiança que inebriam o narrador.

A expositora Aline de Souza explica que escolheu "Dom Casmurro" por se tratar de um grande clássico de Machado de Assis. "É uma obra que já foi objeto de estudo de muitos amantes da literatura do Brasil e do mundo, tanto que existem diversas teses a respeito do livro, tentando decifrar seus personagens e enigmas. Ainda, o seu prestígio fez com que o livro fosse exigido como leitura obrigatória nas aulas de Literatura e cobrado em provas de vestibular", pontua.

A inscrições podem ser realizadas até o dia 4/2, às 12h, pelos seguintes links:

Público interno: ejud.trt24.jus.br/ejtrt/ 

Público externo: https://forms.gle/cJ8m9FTsdtzEMLHj7

A transmissão ocorrerá pela plataforma Zoom e ao vivo no canal do TRT no Youtube. 

A Confraria

A "Confraria dos Beletristas" é um projeto de cunho lúdico-literário que funcionará junto à Escola Judicial, promovendo encontros mensais para discutir grandes clássicos da literatura. Uma vez por mês é promovido um sarau literário conduzido por um futuro confrade ou confreira, que expõe uma obra literária e promove um debate sobre o assunto.

Como participar?

Podem participar como expositor ou participante do Sarau Literário magistrados, servidores e estagiários do TRT24 e de outros regionais, além de público externo ao tribunal como advogados, acadêmicos e quem mais tiver interesse na troca de conhecimento. Quem tiver interesse em ser um expositor deve preencher um formulário online indicando a obra que gostaria de expor. Os livros inscritos no projeto serão escolhidos pelo Conselho Executivo da EJUD, por votação. Clique aqui para se inscrever como expositor.

A eleição do expositor e respectiva obra a ser apresentada, bem como a divulgação de tais informações ao público, deverão ocorrer com antecedência mínima de 25 dias para que todos tenham tempo de ler o livro do mês. A participação, com aproveitamento, nos saraus literários, constitui atividade de formação continuada para o cômputo de horas-aula de que trata o art. 3º, caput da Resolução n.º 9, de 15 de dezembro de 2011, da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho - ENAMAT.