Notícias

Confraria realiza segundo Sarau Literário do TRT/MS no dia 23/04

No próximo dia 23 de abril, a Confraria dos Beletristas do TRT/MS realizará o segundo Sarau Literário, às 15h. A convidada dessa edição é a Procuradora-Chefe do MPT-MS, Cândice Gabriela Arosio, que fará uma análise da obra de Machado de Assis, "O Alienista".

A Procuradora explica que escolheu "O Alienista" por ser uma obra clássica e de um dos autores mais importantes do Brasil. "Apesar de ser uma obra curta, ela tem uma densidade e uma possibilidade de reflexão muito grande e muito atual", pontua.

"Nesse conto há um debate sobre o que se entende por loucura ou quem se enquadra como louco. Toda a trama em volta dessa história de Machado de Assis certamente vai despertar o interesse de todos aqueles que participarem do Sarau e puderem ter oportunidade de ler o livro para discussão", explicou.

Clique aqui para se inscrever.


A Confraria

A "Confraria dos Beletristas" é um projeto de cunho lúdico-literário que funcionará junto à Escola Judicial, promovendo encontros mensais para discutir grandes clássicos da literatura. Uma vez por mês é promovido um sarau literário conduzido por um futuro confrade ou confreira, que expõe uma obra literária e promove um debate sobre o assunto.

O convidado de honra do primeiro Sarau Literário da Confraria dos Beletristas foi o Presidente do TRT24, desembargador Amaury Rodrigues Pinto Júnior, que analisou a obra "A Ira dos Anjos", de Sidney Sheldon. Mais de cem pessoas participaram do evento e se envolveram com a trama do autor. 


Como participar?

Podem participar como expositor ou participante do Sarau Literário magistrados, servidores e estagiários do TRT24 e de outros regionais, além de público externo ao tribunal como advogados, acadêmicos e quem mais tiver interesse na troca de conhecimento. Quem tiver interesse em ser um expositor deve preencher um formulário online indicando a obra que gostaria de expor. Os livros inscritos no projeto serão escolhidos pelo Conselho Executivo da EJUD, por votação. Clique aqui para se inscrever como expositor.

A eleição do expositor e respectiva obra a ser apresentada, bem como a divulgação de tais informações ao público, deverão ocorrer com antecedência mínima de 25 dias para que todos tenham tempo de ler o livro do mês. A participação, com aproveitamento, nos saraus literários, constitui atividade de formação continuada para o cômputo de horas-aula de que trata o art. 3º, caput da Resolução n.º 9, de 15 de dezembro de 2011, da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho - ENAMAT.