Notícias

Des.Amaury é nomeado Ministro do Tribunal Superior do Trabalho

Foto do Ministro do Tribunal Superior do Trabalho Amaury Rodrigues Pinto Junior
Ministro do Tribunal Superior do Trabalho Amaury Rodrigues Pinto Junior

 

O Presidente do TRT24, desembargador Amaury Rodrigues Pinto Junior, foi nomeado Ministro do Tribunal Superior do Trabalho. A nomeação foi feita pelo Presidente da República e publicada no Diário Oficial da União de 20 de julho. O desembargador exercerá o cargo de ministro na vaga decorrente da aposentadoria do ministro Márcio Eurico Vitral Amaro.

A posse ocorrerá nesta quarta-feira (21), às 16h30, no Gabinete da Presidência do TST.

Listra Tríplice

O nome do desembargador Amaury Rodrigues Pinto Júnior foi um dos três escolhidos pelo Pleno do Tribunal Superior do Trabalho (com 100% dos votos), no dia 19 de abril, para compor a lista tríplice para preenchimento de vaga de ministro destinada à magistratura de carreira.

A decisão com o nome do indicado pelo Presidente da República foi publicada no dia 07 de maio, no Diário Oficial da União.

No dia 05 de julho, o magistrado passou por sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Casa e, no dia 08 de julho, foi aprovado pela maioria absoluta do plenário do Senado Federal.

Trajetória

Foto antiga do Ministro Amaury Rodrigues Pinto Junior

 

Natural de Curitiba (PR), Amaury Rodrigues Pinto Junior é bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba e, em 1989, ingressou na magistratura como juiz do trabalho substituto do TRT da 10ª Região. Presidiu as Juntas de Conciliação e Julgamento (atualmente Varas do Trabalho) de Mundo Novo e Campo Grande (MS) e dirigiu o Foro de Campo Grande. Em 16/5/2001, foi promovido, por merecimento, a desembargador do TRT da 24ª Região, e presidiu a corte no biênio 2006/2008. Em âmbito nacional foi Presidente do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho - COLEPRECOR, no período de 2007-2008; Presidente do CONEMATRA desde março/2018.

Além de seu trabalho no Judiciário Trabalhista, des. Amaury também é reconhecido pela atividade docente. Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo - USP (2015) e autor do Livro "A quantificação do dano: acidentes do trabalho e doenças ocupacionais", ministrou diversos cursos da ENAMAT (Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho) e em cursos de Graduação e Pós-Graduação. Atualmente, é Presidente do TRT24 no biênio 2021/2022.