Notícias

Fórum Trabalhista de Campo Grande é iluminado para chamar atenção sobre redução de acidentes

Fachada do Fórum Trabalhista de Campo Grande iluminada na cor verde em alusão ao Abril Verde

Fachada do Fórum Trabalhista de Campo Grande iluminada na cor verde em alusão ao Abril Verde

Este mês, a fachada do Fórum Trabalhista de Campo Grande, que fica na Rua Jornalista Belizário Lima, 418, próximo ao Centro da cidade, recebeu iluminação especial na cor verde para chamar a atenção da população sobre a importância da segurança e da saúde do trabalhador. A iniciativa faz parte do Abril Verde, uma campanha nacional que tem como objetivo promover a conscientização da prevenção de acidentes de trabalho. O movimento tem o apoio do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho da Justiça do Trabalho.

Além da unidade judiciária trabalhista, também promovem a iluminação verde a Câmara Municipal de Campo Grande (de 26 a 30/4), a Torre da TV Morena (de 21 a 30/4) e o Cristo Rei em Corumbá, durante todo o mês. Em Dourados, a Câmara Municipal instalou iluminação verde no espaço interno do prédio e os vereadores estão usando laços verdes, nas sessões. A Casa de Leis também preparou uma campanha publicitária sobre o assunto com divulgação na imprensa local e no site oficial.

O Grupo CCR também aderiu à iniciativa colocando mensagens de conscientização em painéis eletrônicos nas rodovias do Estado.

Números alarmantes

No ano passado, Mato Grosso do Sul registrou 46 mortes por acidentes de trabalho, aumento de 39% em relação a 2019, quando foram notificados 33 óbitos. As profissões com mais registros foram: caminhoneiro (13), alimentador de linha de produção (3), trabalhador agropecuário (3) e tratorista agrícola (2) - o que corresponde a quase metade dos acidentes fatais de 2020.

Em compensação, o número de acidentes diminuiu 10%. Em 2020, foram 7.052 casos contra 7.854 no ano anterior. Nessa estatística também entram os afastamentos por doenças ocupacionais, que são classificadas como acidentes de trabalho. As doenças aumentaram 98%, saltando de 130 casos, em 2019, para 327, em 2020. As informações são do Sistema para Consulta Online de Dados da Comunicação de Acidente de Trabalho (CONCAT), que permite o acesso ao banco de dados da Previdência Social.

Transtornos mentais

Este ano, a Justiça do Trabalho brasileira realiza, durante o Abril Verde, a campanha "Em conjunto - A construção do trabalho seguro depende de todos nós", voltada para a construção de um trabalho seguro e decente em tempos de crise.

A campanha leva em conta as mudanças no contexto de trabalho ocasionadas pelo coronavírus e os impactos na saúde mental dos trabalhadores em função do aumento das demissões, crise financeira, home office, medo pelo contágio da doença, perda de entes queridos, sentimento de solidão e isolamento.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a concessão de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez devido a transtornos mentais em 2020 aumentou em 20,6% em relação ao ano anterior. Foram 291,3 mil concessões no ano passado, contra 241,4 mil em 2019, no país.