Notícias

Gestores do TRT/MS participaram de curso de liderança e gestão de equipes

Foto em que o presidente do TRT MS, desembargador André Luís Moraes de Oliveira fala no curso de liderança e gestão de equipes
Presidente do TRT/MS, desembargador André Luís Moraes de Oliveira

“A importância do papel individual e a sua contribuição para o alcance coletivo de resultados operacionais”. Esta foi a reflexão que conduziu a capacitação de Liderança e Gestão de equipes, realizada pela Escola Judicial do TRT24, nos dias 9 e 10 de novembro, voltada para gestores do TRT/MS (CJs). O curso foi instruído pelo assessor de Governança Institucional, José Silva Barbosa, e contou também com a participação do Presidente do TRT/MS, desembargador André Luís Moraes de Oliveira.

O treinamento de Desenvolvimento Gerencial é elemento integrante do Programa Regional de Capacitação Permanente de Servidores do TRT da 24ª Região (Resolução Administrativa nº 4/2010) e destinado a elevar o grau das competências gerenciais associadas à gestão pública contemporânea, na consecução das metas institucionais, devendo contemplar no mínimo ações de capacitação em liderança, negociação, comunicação, relacionamento interpessoal, gestão de equipes ou correlatos, obedecido o mínimo de 30 horas-aula a cada dois anos.

Para o instrutor e assessor de Governança Institucional, José Silva Barbosa, o treinamento realizado teve o objetivo de promover uma reflexão sobre a necessidade de autodesenvolvimento de competências comportamentais nos gestores do Tribunal, “bem como discutir sobre as diretrizes e referenciais de governança pública segundo o Tribunal de Contas da União, demonstrando a importância do papel individual e a sua contribuição para o alcance coletivo de resultados operacionais”, explicou.

Foto do assessor de Governança Institucional, José Silva Barbosa em seu momento de fala
Assessor de Governança Institucional, José Silva Barbosa

Ao longo de todo o curso, além do conteúdo apresentado, um espaço de diálogo foi mantido entre instrutor e alunos, que puderam trocar experiências, manifestar dúvidas e compartilhar situações do cotidiano dos gestores, tanto na relação com os membros de sua equipe, como com a alta administração do Tribunal.

O Presidente do TRT/MS partilhou com os alunos sua experiência na administração do Tribunal. “Tive situações difíceis que pediram muito planejamento e dedicação da equipe”, disse. O desembargador também falou sobre o objetivo da formação: “Vocês terão a possibilidade de ganhar mais perspectivas em relação ao próprio trabalho e ampliar a percepção em relação aos procedimentos e processos nas respectivas unidades”.

O desembargador chamou a atenção paras as necessidades do servidor, tanto no ambiente de trabalho quanto como indivíduo, e para o papel do gestor nessa observação diária. Pontuou, de maneira exemplificativa,  a racionalidade para a tomada de decisão na administração pública, questionando os gestores: “Quando você vai avaliar a necessidade de ter ou não mais um servidor na sua unidade, para onde você deve olhar?” Olhar para sua atividade, para a carga de trabalho, para o número de procedimentos e processos. Reunir vários elementos e construir um raciocínio que vai te dar a perspectiva real e concreta, material, da tua unidade para saber se você vai precisar ou não de um outro funcionário. Você vai saber dimensioná-lo”.

Para finalizar, o magistrado lembrou a dimensão do papel de cada gestor, para além da “execução direta de seu trabalho individual e do trabalho de sua equipe, a relevância de compreender os processos e trabalhar sobre eles, a fim de alcançar a excelência na execução das tarefas”.