Notícias Notícias

Ministro Caputo Bastos visita Fórum Trabalhista e Cejusc de Campo Grande

O corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Caputo Bastos, e sua equipe visitaram o Fórum Trabalhista de Campo Grande e o Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc 1) na manhã desta terça-feira (21). O ministro foi recebido pelo juiz Renato Miyasato de Faria, diretor do Foro, e pela coordenadora do Cejusc 1, juíza Déa Cubel Yule, que mostraram a estrutura do prédio e conversaram sobre segurança, acessibilidade e distribuição de processos.

Em seguida, o ministro conheceu o Cejusc 1, onde foi explanado sobre o trabalho de triagem de processos junto às varas, capacitação de pessoal e projetos como ODRTEC e Jovens Mediadores, ambos premiados pelo CNJ em 2020 e 2021. 

A coordenadora do Cejusc contou que é tutora do curso de conciliadores da Enamat e que tem recebido juízes de todo o Brasil para partilhar as técnicas utilizadas pelos mediadores do Cejusc. São mais de 100 magistrados por edição do curso, somando quase mil participações até agora. “Nosso Cejusc é um Cejusc-escola, porque a gente capacita servidores e magistrados do Brasil inteiro. Eles passam pela nossa capacitação para fazer estágio aqui, porque conhecem a fama dos nossos conciliadores e querem vê-los atuando, em todas as fases”, pontuou.

O ministro Caputo Bastos apresentou sua equipe aos conciliadores e ressaltou que o TRT24 é modelo em conciliação, com conciliadores extremamente qualificados. “O Cejusc tem conseguido infundir a cultura de trazer as partes para a mediação. Agora é colher os frutos, qualificar as pessoas, que é o que vocês estão fazendo. Muito legal!”.

A juíza Déa também lembrou que o tribunal ofereceu cursos de acessibilidade ao PJe e às plataformas Zoom e Webex durante a pandemia e apresentou o servidor Sílvio Lemos, tutor do curso, que também é conciliador no Cejusc 1. Foram, ainda, apresentados os números de acordos do Centro de Conciliação e relatado o caso de sucesso do I Mês Regional da Conciliação Trabalhista do TRT24, realizando durante em maio deste ano.