Notícias

Ministro Márcio Eurico é homenageado em sessão do TRT/MS

Foto do ministro Márcio Eurico Vitral Amaro
Foto do ministro Márcio Eurico Vitral Amaro

 

O ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Márcio Eurico Vitral Amaro, que se aposenta nesta sexta-feira (5), foi homenageado durante a Sessão Administrativa do Tribunal Pleno do TRT da 24ª Região, na tarde de hoje (4). O magistrado foi o primeiro presidente do TRT24 e o primeiro e, até agora, único ministro do TST proveniente da 24ª Região.

O desembargador presidente do TRT24, desembargador Amaury Rodrigues Pinto Junior, enalteceu o trabalho desenvolvido pelo magistrado, que foi presidente do tribunal nos anos de 1993 e 1994, logo após a criação do regional. "Incontáveis foram os desafios de administrar um tribunal que já nasceu com a missão de desafogar anos de atraso de julgamento dos conflitos trabalhistas do Estado. As dificuldades financeiras, estruturais e de logística não impediram o colega Márcio Eurico de inaugurar, com sucesso, a prestação jurisdicional da nova corte trabalhista", lembrou o des. Amaury.

"O desembargador Márcio, quando foi eleito o primeiro presidente da corte, desenvolveu um trabalho riquíssimo de construção, de consolidação do tribunal em Mato Grosso do Sul e, de fato, colocou o nosso tribunal numa perspectiva de crescimento, de modernidade, de diálogo com a sociedade. Foi um trabalho belíssimo", destacou o decano, des. André Luís Moraes de Oliveira.

O des. Nery Sá e Silva de Azambuja lembrou o tratamento fidalgo e a nobreza do trabalho na magistratura durante toda a carreira do ministro Márcio Eurico. "A advocacia sul-mato-grossense também deseja uma aposentadoria com muita alegria e o merecido descanso", parabenizou.

Perfil

A trajetória de Márcio Eurico começou como advogado trabalhista em Belo Horizonte na década de 80. Em 1987, foi aprovado no concurso para juiz do trabalho da 10ª Região. Em 1992 foi promovido por merecimento a juiz do recém-criado Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região e eleito como seu primeiro presidente, cargo que exerceu de 1993 a 1994. Anos depois, atuou como juiz convocado no Tribunal Superior do Trabalho, passando a exercer, desde 2007, o cargo de ministro do TST.