Notícias

Nota de pesar - ministro aposentado José Luciano de Castilho Pereira

O TRT da 24ª Região lamenta o falecimento do ministro aposentado José Luciano de Castilho Pereira. O magistrado, que atuou no TST de 1995 a 2007, faleceu na noite desta segunda-feira (19), aos 84 anos, em decorrência de uma queda que provocou lesões cerebrais. O Presidente do TRT24, desembargador Amaury Rodrigues Pinto Junior, lembra que conheceu o ministro em 1989, quando ele era Presidente da 8ª Junta de Conciliação e Julgamento de Brasília. "O ministro era um amigo e mentor. Exemplo de magistrado e ser humano maravilhoso", afirmou o Presidente da Corte.

Na abertura da Sessão de Julgamento, o Presidente da 2ª Turma, des. Francisco das C. Lima Filho, fez um registro de pesar pela morte do ministro. "Para mim e para todos os magistrados oriundos da 10ª Região, o ministro, dr. Luciano, era um magistrado de primeira grandeza e um grande amigo", lamentou.

Nascido em Pedro Leopoldo (MG), o ministro se graduou como bacharel em Direito pela Universidade Catolica de Minas Gerais. Foi aprovado em concurso público para juiz do trabalho substituto do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (MG) em 1974. Em 1979, foi promovido a juiz do trabalho presidente da 8ª Junta de Conciliação e Julgamento (JCJ) de Brasília. No ano de 1991, foi promovido a desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (DF/TO) e, em 1994, eleito vice-presidente do TRT.

Em dezembro de 1995, ingressou no TST como ministro togado e, em 2006, assumiu a Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho. Autor de diversas publicações, o ministro foi ainda professor em cursos de pós-graduação em Direito em faculdade conceituada de Brasília. No TST, se aposentou em 15 de março de 2007.

O sepultamento será restrito aos familiares.

Fonte: TST