Notícias

Oficiais de justiça participam de capacitação para estimular conciliação

Foto da  juíza Déa Marisa Brandão Cubel Yule no curso de capacitação
Juíza Déa Marisa Brandão Cubel Yule no curso de capacitação 

Os oficiais de justiça do TRT da 24ª Região participaram na manhã de hoje (12) de uma capacitação para estimular que os servidores promovam a resolução consensual de conflitos trabalhistas em um trabalho conjunto com as varas e o Cejusc. O evento "O Papel do Oficial de Justiça na Conciliação", faz parte das ações do Mês Regional da Conciliação Trabalhista do TRT24. Cerca de 40 oficiais da Capital e do Interior estiveram presentes de forma presencial e online.

O juiz Christian Gonçalves Mendonça Estadulho, coordenador do Centro de Execução e de Pesquisa Patrimonial – CEPP, defendeu que o oficial não pode mais simplesmente cumprir o que está no mandado judicial. “A participação dos oficiais de justiça certamente promoverá incalculável auxílio para uma maior celeridade na prestação jurisdicional, bem como agregará ainda maior valor aos seus trabalhos como agente de pacificação social.” O magistrado também destacou que o servidor deve não apenas participar do processo, como também auxiliar para que se alcance a conciliação.

Já a juíza Déa Marisa Brandão Cubel Yule, coordenadora do Cejusc 1ª grau, citou dados do levantamento do Conselho Nacional de Justiça, o “Justiça em Números” de 2015 que afirma que 90% dos acordos foram cumpridos, ao passo que 69% das execuções forçadas não tiveram êxito. Ela também apresentou a estrutura e atuação dos Cejusc e do NUPEMEC, além de abordar a importância de utilizar técnicas da escuta ativa, comunicação não verbal, comunicação não violenta e assertividade na comunicação no desempenho das funções dos oficiais.

“Aquela cultura que outorgava ao oficial de justiça apenas o estrito cumprimento da ordem não tem lugar hodiernamente – o oficial de justiça pode ser também um protagonista na solução consensual dos conflitos”, concluiu a juíza Déa.

Ações coordenadas
O evento faz parte das ações do Mês Regional da Conciliação Trabalhista do TRT24, realizado este mês e que culminará com a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, nos dias 23 a 27 de maio, em todo o país. Com o tema “Mediação Acessível”, o Mês Regional pretende fomentar a cultura da pacificação social por meio da conciliação. Além de audiências nos CEJUSCs e Varas do Trabalho, o mês contará com palestras, reuniões e rodas de conversa sobre o assunto.