Sistemas de pagamento de alvarás eletrônicos na Justiça do Trabalho tem previsão de retorno até segunda (21)
Sistemas de pagamento de alvarás eletrônicos na Justiça do Trabalho tem previsão de retorno até segunda (21)
O acesso nacional aos sistemas de pagamento de alvarás eletrônicos na Justiça do Trabalho tem previsão de ser restabelecido até segunda-feira (21/11). Os sistemas foram retirados do ar em todo o país na última sexta-feira (11/11), após o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ) constatar fraude na emissão de certificados digitais, expedidos por empresa certificadora.
Após a constatação da fraude, o TRT-1 (RJ) oficiou o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), o Tribunal Superior do Trabalho (TST) e a Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD), além acionar a Polícia Federal e o Ministério Público Federal (MPF). A PF está investigando o caso.
A Justiça do Trabalho instalou um gabinete de crise, coordenado pelo CSJT com acompanhamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para realizar uma apuração interna, apoiar os órgãos competentes na investigação e buscar restabelecer os sistemas SISCONDJ e SIF o mais breve possível, uma vez que nenhum pagamento está sendo realizado pela Justiça do Trabalho desde a última sexta-feira (11/11), pois os sistemas concentram todas as expedições de alvarás eletrônicos da instituição.
Alternativa para os depósitos judiciais
Para evitar prejuízos às partes com a desativação temporária dos sistemas, foi disponibilizado novo link para a expedição das guias de depósitos diretamente no site da Caixa Econômica Federal. Para emissão de guia de depósito para a CEF, acessar o serviço "Certidões e Guias de Recolhimento" na página inicial do site do TRT 24ª Região ou pelo link:
https://depositojudicial.caixa.gov.br/sigsj_internet/depositos-judiciais/justica-trabalho/
Para depósitos para o Banco do Brasil para os processos do TRT24, por ora, está sendo possível apenas diretamente em suas agências.
Com informações do CSJT