Notícias

Trabalho Seguro: juíza visita empresa de transporte de líquidos inflamáveis

Foto da visita de trabalho seguro.

Como parte das ações do Programa Trabalho Seguro no mês de julho, a juíza Hella Maeda, gestora regional do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, visitou a empresa Kátia Locatelli, esta semana. O convite foi realizado pela transportadora de líquidos inflamáveis para apresentar medidas de boas práticas na área da segurança do trabalho.

"“Há atividades que, em função do risco gerado, merecem nossa atenção especial, por meio de regras e normas que visam, em última análise, a proteção da saúde e segurança do trabalhador. Dentre essas atividades encontra-se a de transporte de cargas que, por enfrentar o tráfego pesado das rodovias, enquadra-se como atividade de risco, gerando a responsabilidade objetiva do empregador, ou seja, independente de culpa", destaca Hella Maeda.

Foto tirada a partir de um veículo parado, com um dispositivo perto do volante

O técnico em segurança do trabalho, André Luiz Ferreira, apresentou o programa "lição aprendida", explanando sobre as causas e como evitar acidentes envolvendo caminhões. A programação contou, ainda, com acompanhamento nutricional e orientações sobre a importância da atividade física. Os trabalhadores também participaram de uma palestra sobre segurança viária. Segundo André, uma vez por semana, a empresa realiza atividades voltadas à segurança no trabalho.

A juíza também conheceu um caminhão de transporte de líquido inflamável, monitorado por câmeras de segurança e sensor de fadiga que é acionado caso o motorista apresente sinais de cansaço.

"A partir da visita pude perceber a importância do engajamento, ou seja, empresas comprometidas com a segurança no trabalho colhem resultados positivos, não apenas com a redução do número de acidentes, mas melhorando o ambiente laboral, unindo trabalhadores e fortalecendo a atividade preventiva", concluiu a juíza Hella Maeda.

Dia dedicado à prevenção

O dia 27 de julho é conhecido como o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. As portarias nº 3236, que instituiu o Plano Nacional de Valorização do Trabalhador, e a nº 3237, que tornou obrigatório os serviços de medicina do trabalho e engenharia de segurança do trabalho em empresas com um ou mais empregados, do Ministério do Trabalho, foram publicadas no dia 27 de julho de 1972, originando o marco da luta dos trabalhadores por ambientes de trabalho mais seguros.