Notícias

TRT/MS abre o Mês Regional da Conciliação Trabalhista

Captura de tela da reunião realizada de maneira híbrida
Captura de tela da reunião realizada de maneira híbrida

O Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região abriu, na manhã desta segunda-feira (2), o Mês Regional da Conciliação Trabalhista. Por meio de uma cerimônia híbrida, realizada no auditório do Tribunal Pleno e pela plataforma Zoom, com acadêmicos participantes do projeto “Jovens Mediadores” presentes no auditório, o desembargador Presidente do TRT/MS, André Luís Moraes de Oliveira, deu início aos trabalhos do Mês.

O Presidente explicou que durante todo o mês de maio serão promovidas ações com incentivo à solução pacífica dos conflitos, à cultura  da conciliação e ao tratamento adequado das demandas trabalhistas. “Com o tema Mediação Acessível, o tribunal busca estar disponível a auxiliar partes e procuradores a encontrarem solução a seus processos de onde estiverem, utilizando-se de todos os meios telemáticos e das diversas portas de acesso à Justiça por meio da conciliação e mediação”, pontuou o desembargador.

Captura de tela da reunião realizada de maneira híbrida

Estão previstas palestras, reuniões com representantes de grandes litigantes, sindicatos, advogados, patrões, empregados, além das audiências de conciliação nos Cejuscs de 1º e 2º graus e nas varas do Trabalho.

Para a coordenadora do NUPEMEC,  juíza Beatriz Maki Shinzato Capucho, a presença do Prof. Dr. Kazuo Watanabe no evento demonstra que o TRT/MS tem a implementação da Política Judiciária Nacional de  Tratamento dos Conflitos de Interesses como uma de suas prioridades. “O tribunal tem promovido  de forma muito forte a cultura da conciliação, da pacificação em todas as vertentes, junto a seus juízes, servidores, advogados, sindicatos, estudantes e partes, de modo a aprimorar seus centros de conciliação, e prestar um serviço de excelência, inclusive na parte pré-processual, conferindo aqueles que nos  procuram o direito à informação, e a solução de seu conflito também pela via  conciliatória”, disse a magistrada.

Captura de tela da reunião realizada de maneira híbrida

De acordo com o Presidente da Associação de Advogados Trabalhistas, Herbert Mariati,  a conciliação é a parte mais importante do processo: “Evita o conflito, a morosidade, o custo judiciário. Estamos bem assistidos neste tribunal”, concluiu.

Captura de tela da reunião realizada de maneira híbrida

O presidente da OAB-MS, advogado Bitto Pereira, renovou a disponibilidade da OAB-MS em apoiar o tribunal em iniciativas como o Mês da Conciliação, “processos nada mais são que instrumentos de pacificação social”. Bitto Pereira lembrou que “enganam-se aqueles que pensam que lidamos com processos. Lidamos com histórias de vida, com as angústias de todo cidadão que recorre à prestação jurisdicional”.

Captura de tela da reunião realizada de maneira híbrida

Para a Presidente Amatra XXIV, juíza Priscila Rocha Margarido Mirault, o Mês da Conciliação já começa com um grande desafio, que é superar o índice de conciliação do ano passado. A magistrada explicou que a conciliação não é só a maneira mais rápida de se chegar a uma resposta, mas é aquela que traz o maior grau de satisfação, “porque  ela permite que sejam conhecidos os conflitos existentes por trás daquele  conflito trazido a juízo que, muitas vezes, só as partes é que conhecem. Chegar a esse desfecho exige paciência, disponibilidade e comprometimento dos  advogados e dos juízes”, pontuou.

A juíza afirmou que “a expectativa da  magistratura é que este seja um mês do diálogo, do comprometimento e da efetividade, porque nós estamos todos juntos em busca do melhor servir. E a conciliação, sem dúvida, é a forma de servir mais célere e antecipada”, concluiu.

Captura de tela da reunião realizada de maneira híbrida

O Procurador do MPT-MS, Jonas Ratier Moreno, disse que essa iniciativa que vem reiteradamente sendo implementada pela Justiça do Trabalho é o que cumpre a finalidade desta Justiça desde o seu nascedouro. “Quando o tribunal abraça esse princípio como ordem, é a busca da paz social, o equilíbrio entre o capital e o trabalho e traz paz aos envolvidos”.

Captura de tela da reunião realizada de maneira híbrida

 
Após a abertura, a coordenadora do Cejusc 1, juíza Déa Marisa Brandão Cubel Yule apresentou Prof. Dr. Kazuo Watanabe, desembargador aposentado do TJ/SP e professor da USP, que ministrou a palestra “Acesso à Ordem Jurídica Justa e Ampliação do Conceito de Sistema de Justiça", por meio telepresencial e que foi acompanhada pelos presentes no auditório e pelos participantes pelo Zoom.

 

Captura de tela da reunião realizada de maneira híbrida

Depois da palestra, os acadêmicos de Direito participantes do projeto Jovens Mediadores e que assistiram todo o evento de forma presencial, fizeram uma visita técnica guiada pela coordenadora do projeto, juíza Déa Brandão Yule, pela sede do tribunal.

Foto de juíza Déa Brandão Yule em seu momento de fala em um círculo de pessoas

O I Mês Regional da Conciliação Trabalhista do TRT24 culminará com a VI Semana Nacional da Conciliação Trabalhista evento promovido pelo TST e CSJT, que ocorrerá em todo o país de 23 a 27 de maio de 2022.

Serviço:

Se você tem dúvida sobre o que é e como funciona a audiência de conciliação, assista ao vídeo no portal do TRT24. Caso queira agendar uma audiência de conciliação, entre em contato com a vara do trabalho onde tramita o seu processo ou preencha o formulário online, disponível no site do tribunal. Também é possível pedir a mediação pré-processual de conflitos trabalhistas pelos CEJUSCs.