Notícias

TRT/MS alerta para golpe por WhatsApp que promete liberar valor de ação trabalhista

A Justiça do Trabalho em Mato Grosso do Sul alerta a população para a ocorrência de uma fraude que vem ocorrendo pelo WhatsApp. Um perfil falso informa sobre a existência de créditos referentes a uma ação trabalhista em nome da vítima e tenta convencê-la a fazer um pagamento de uma certidão para liberar o dinheiro. 

Os estelionatários usam o nome de advogados e escritórios de advocacia para aplicar o golpe. A mensagem é encaminhada a pessoas que já constam como partes em ações reais e informa que elas têm direito a sacar um valor referente a um processo julgado.

Após capturar a atenção da vítima, o golpista afirma que para que o valor seja liberado sem a incidência de impostos, o reclamante deverá pagar uma certidão e que, se a parte não quitar as custas, será descontado um percentual de 27% no valor total a ser recebido.

O TRT/MS esclarece que não existe cobrança prévia de qualquer valor pela Justiça do Trabalho para a liberação de quantias referentes a processos. O tribunal alerta às partes para que não confiem em contatos de terceiros, sigam as orientações de seus advogados, e, se necessário, usem os contatos oficiais das varas onde o processo tramita (clique aqui).

Alerta de golpe por whatsapp. Contém as seguintes frases: Um perfil falso infroma sobre a existência de créditos referentes a uma ação trabalhista em nome da vítima e tenta convencê-la a fazer um pagamento  de uma certidão. Os  estelionatários usam o nome de advogados e escritórios de advocacia para aplicar o golpe. Não existe cobrança prévia de qualquer valor para a liberação de quantias referentes a processos trabalhistas.