Notícias

TRT/MS celebra posse solene do desembargador César Palumbo

O Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região realizou, nessa quinta-feira (1º), sessão solene de ratificação de posse do desembargador César Palumbo Fernandes na vaga destinada à advocacia. A cerimônia foi realizada de forma presencial em Campo Grande-MS e transmitida pelo YouTube.

Ratificação de posse
O magistrado já havia assumido o cargo administrativamente, no dia 18 de novembro. Para o presidente do TRT/MS, desembargador André Oliveira, esse “é um momento muito especial, de alegria e grande renovação para o tribunal, com a retomada do assento pelo Quinto Constitucional à vaga destinada à advocacia”. Durante a solenidade, o desembargador foi condecorado com a Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho no grau de Grã-Cruz.

Emocionado, o desembargador empossado agradeceu o apoio de familiares, de amigos e da Ordem dos Advogados do Brasil. “Julgo minha longa experiência na OAB como algo fundamental na minha formação de advogado e cidadão porque foi, através da entidade, que pude ver de perto como o trabalho dos advogados e advogadas são fundamentais nesse processo.”

César Palumbo destacou, em seu discurso, as alterações na legislação trabalhista, nos últimos anos, os efeitos da pandemia na economia e as novas relações de trabalho no mundo virtual. “No que diz respeito ao Tribunal Regional do Trabalho 24ª Região, o que se vê é o comprometimento inabalável com o jurisdicionado, com a solução dos conflitos, um olhar adiante, uma justiça moderna e eficiente. Tenho o prazer de ingressar em um tribunal que, na última correição recebida por parte do Colendo TST, foi descrito pelo corregedor nacional ministro Guilherme Caputo Bastos como de excelência, o que me enche de orgulho e me leva a externar aos meus pares meu compromisso de dedicação e muito zelo para manter esses elevadíssimos índices.”

O vice-presidente da Corte, des. João Marcelo, saudou o novo magistrado contando um pouco da sua trajetória pessoal até ingressar no TRT/MS e destacando a generosidade, ética e alegria como virtudes do des. César Palumbo. “O jurisdicionado ganha ao receber um juiz solidário, empático e generoso. O Tribunal ganha com um membro afável, comprometido e muito disposto e eu ganho um amigo”, destacou.

A presidente da AMATRA-XXIV, juíza Priscila Mirault, lembrou que o novo membro do TRT tem a missão de dar continuidade ao trabalho de nomes importantes que ocuparam a vaga destinada à advocacia. “A responsabilidade que lhe impuseram os seus antecessores é muito grande. Dr. Jallad é querido e respeitado por todos, um ícone da advocacia. E o nosso saudoso Dr. Nery foi, sem dúvidas, uma das mais nobres almas que nós aqui tivemos o privilégio de conviver. Mas, o senhor, certamente, também porá seu brilho, sua competência, seu dinamismo, que já são tão conhecidos da advocacia.”

Currículo
César Palumbo formou-se em Direito em 1998 e trabalhava como advogado desde 1999, nas áreas trabalhista e cível. Atuou administrativamente perante o Ministério do Trabalho e Previdência e o Ministério Público do Trabalho, realizando defesas e participando da elaboração de Termos de Ajuste de Conduta. O magistrado também foi professor de Direito Civil e Teoria Geral do Processo, entre 2005 e 2008, assistente parlamentar e diretor-tesoureiro da Caixa de Assistência dos Advogados da OAB/MS, entre 2016 e 2021.

O magistrado assumiu o cargo de Desembargador do Trabalho em virtude do falecimento do des. Nery Azambuja, em novembro de 2021.