Notícias

TRT/MS concede comendas da Ordem do Mérito Judiciário a personalidades e instituições

Foto da cerimônia de entrega de insígnias da Ordem Guaicurus do Mérito Judiciário.
Cerimônia de entrega de insígnias da Ordem Guaicurus do Mérito Judiciário

 

O TRT/MS realizou, na última sexta-feira (21), a cerimônia de entrega de insígnias da Ordem Guaicurus do Mérito Judiciário a 36 personalidades que contribuíram com a Justiça do Trabalho da 24ª Região. Magistrados e servidores também foram agraciados, um reconhecimento ao empenho e ao trabalho prestado à justiça trabalhista em Mato Grosso do Sul.

 A cerimônia foi marcada pela alegria de magistrados e homenageados por confraternizarem o momento presencialmente, já que a solenidade foi adiada no ano passado em função da pandemia. A Banda de Música da Base Aérea de Campo Grande executou o Hino Nacional e o Hino do Estado de Mato Grosso do Sul. Os militares da instituição entraram com o pavilhão das bandeiras e com as comendas.

 

Foto de militares da Força aérea no palco. Andam enquanto seguram bandeiras do Brasil, Estado de MS e da cidade de Campo Grande.



Um dos homenageados da noite foi o Brigadeiro do Ar Clauco Fernando Vieira Rossetto, que ao longo de sua carreira exerceu funções estratégicas para a defesa nacional. É Comandante da Base Aérea de Campo Grande, unidade militar carinhosamente intitulada “Sentinela Alada do Pantanal”.

 

Foto do Presidente do TRT MS André Luís Moraes de Oliveira com o Brigadeiro do Ar Clauco Fernando Vieira Rossetto.
Presidente do TRT/MS, André Luís Moraes de Oliveira, com o Brigadeiro do Ar Clauco Fernando Vieira Rossetto


Outra homenageada foi Raquel Maria Carvalho Naveira,  escritora e membro da academia Sul-mato-grossense de Letras, um contributo singular à cultura de Mato Grosso do Sul.

 

Foto do Presidente do TRT MS André Luís Moraes de Oliveira com a escritora Raquel Maria Carvalho Naveira.
Presidente do TRT/MS com a escritora Raquel Maria Carvalho Naveira


O diretor da Faculdade Intercultural Indígena da Universidade Federal da Grande Dourados (FAIND/UFGD), Professor doutor Eliel Benites, também recebeu a comenda. O professor destaca-se pela experiência e dedicação na formação de professores indígenas Guarani e Kaiowá.

 

Foto do Presidente do TRT MS André Luís Moraes de Oliveira com o Professor doutor Eliel Benites.
Presidente do TRT/MS com o Professor doutor Eliel Benites


Os servidores da Secretaria de Tecnologia e Comunicações do TRT/MS, Leandro Higa do Canto e Fabiano Ricardo de Oliveira Bellesia tiveram seu empenho reconhecido e receberam o grau de Oficial. Leandro Higa do Canto é o desenvolvedor local do sistema “Folha de Pagamento do TRT24”, ferramenta atualmente adotada em nível nacional como “Módulo Folha Web do Sigep-JT”.Já Fabiano Bellesia é desenvolvedor do “Sistema de Controle de Material e Patrimônio - SCMP”, implantado em 20 regionais e no TST, mediante acordo de cooperação técnica entre as instituições.

 

Foto dos servidores da Secretaria de Tecnologia e Comunicações do TRT MS, Leandro Higa do Canto e Fabiano Ricardo de Oliveira Bellesia.
Leandro Higa do Canto e Fabiano Ricardo de Oliveira Bellesia

 

Veja as fotos dos agraciados aqui.

 

Agraciados:

No Grau de Grã-Cruz:
Carlos Eduardo Contar - Desembargador Presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul;  Clauco Fernando Vieira Rossetto - Brigadeiro do Ar Comandante da Base Aérea de Campo Grande/MS; Paschoal Carmello Leandro - Desembargador Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul.


No Grau de Grande Oficial:
Sérgio Fernandes Martins - Desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul; Mansour Elias Karmouche - Advogado, Ex-Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil- Seccional Mato Grosso do Sul e Conselheiro Federal da Ordem dos Advogados do Brasil;  APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campo Grande/MS; Hiltrudes Fantini Pereira (in memorian) - Presidente de Honra do Grupo Pereira.


No Grau de Comendador:
Fátima Regina de Saboya Salgado - Juíza Titular da Vara do Trabalho de Amambai/MS - TRT 24ª Região; Marcelo Baruffi - Juiz Titular da Vara do Trabalho de Mundo Novo/MS - TRT 24ª Região; Keethlen Fontes Maranhão - Juíza Titular da Vara do Trabalho de Chapadão do Sul/MS - TRT 24ª Região; Déa Marisa Brandão Cubel Yule - Juíza do Trabalho Substituta e Coordenadora do CEJUSC-JT/1º Grau -TRT 24ª Região; 
Daniel Castro Gomes da Costa - Juiz Titular do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul; José Mauro Pinto de Castro Filho - Médico e Secretário Municipal de Saúde de Campo Grande/MS; Victor Rocha Pires de Oliveira - Vereador de Campo Grande/MS; Antônio Luiz Teixeira Empke Júnior - Vereador de Três Lagoas/MS; 
Raquel Maria Carvalho Naveira - Escritora e Membro da Academia Sul-mato-grossense de Letras;  Eliel Benites - Professor Doutor e Diretor da Faculdade Intercultural Indígena (FAIND) da Universidade Federal da Grande Dourados;  Nicomedes Silva Filho - Diretor-Geral da Rede Mato-grossense de Comunicação; Iacita Terezinha Rodrigues de Azamor Pionti - Advogada, Artista Plástica e Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Campo Grande/MS; Yassuo Kasai - Empresário Rural do ramo da Piscicultura; Mauri Luiz Comparin - Médico.


No Grau de Oficial:
Servidoras e Servidores do TRT da 24ª Região:

Aline Aparecida de Souza – Assessora do Gabinete do Desembargador Márcio Vasques Thibau de Almeida; Cleide Pereira Aquino Padovani – Assistente da 2ª Vara do Trabalho de Campo Grande/MS; Cristhiano Karlo Moraes Sandim – Secretário da Escola Judicial; Fabiano Ricardo de Oliveira Bellesia – Analista Judiciário da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações; Fernando Pereira da Silva – Segurança da Divisão de Segurança Institucional; Izaias Augusto Pereira – Secretário de Audiência da 1ª Vara do Trabalho de Campo Grande/MS;  José Carlos de Souza Melo – Chefe do Núcleo de Saúde e Programas Assistenciais; Laura Cristina Neves - Assistente do Gabinete do Desembargador Márcio Vasques Thibau de Almeida; Leandro Higa do Canto– Analista Judiciário da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações; 
Manoel Bento da Silva – Técnico Judiciário do Foro Trabalhista de Campo Grande/MS;
Marinez Costa de Oliveira – Chefe de Gabinete da Secretaria Geral da Presidência; 
Marli de Souza Notari – Assistente de Divisão da Secretaria do Tribunal Pleno; 
Ricardo Rojo – Chefe de Divisão da Subsecretaria da 2ª Turma do Tribunal Pleno; Rosemeire Sandim – Servidora aposentada; Valéria Werneck da Cruz Ballardin – Assistente do Gabinete do Desembargador Nicanor de Araújo Lima.


Ordem Guaicurus

A Ordem Guaicurus do Mérito Judiciário do Trabalho foi instituída pelo TRT da 24ª Região em 2003, com o objetivo de tornar público e galardoar o empenho de cidadãos que, por meio de suas qualidades pessoais e profissionais, destacaram-se, de maneira significativa, na prestação de serviços à sociedade em geral, e, em especial, ao Judiciário Trabalhista do Estado de Mato Grosso do Sul. A solenidade é realizada a cada dois anos.

A denominação da comenda homenageia os Índios Guaicurus, conhecidos como "índios cavaleiros", que se notabilizaram pela participação relevante e decisiva na consolidação da soberania nacional na região onde atualmente encontra-se localizado o Estado de Mato Grosso do Sul.