Notícias

TRT/MS estará presente na Ação Cidadania deste sábado (14)

Foto com o Reitor da UFMS, diretor-geral da RMC, presidente da Fiems e presidente do TRT MS
Reitor da UFMS, diretor-geral da RMC, presidente da Fiems e presidente do TRT/MS

 

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, desembargador André Luís Moraes de Oliveira, participou nessa terça-feira (10) da cerimônia de lançamento e formalização da parceria entre a Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul e a TV Morena para realização de mais uma edição do projeto Ação Cidadania, que será realizado neste sábado (14), a partir das 8h, no Parque Jacques da Luz, nas Moreninhas, em Campo Grande-MS.

O TRT/MS participará da ação disponibilizando serviços de orientação sobre como ingressar com uma ação trabalhista, sobre a situação dos processos já existentes e, principalmente, com orientação e agendamento de audiências de conciliação.

Criado em 2013, o programa já passou por 19 cidades sul-mato-grossenses ao longo de 34 edições. Nesse período, foram beneficiadas 57,4 mil pessoas com 182,3 mil atendimentos. Após um período de quatro anos parado, o projeto retoma as atividades neste sábado, oferecendo à população serviços como emissão de documentos, atendimentos médicos, exames preventivos, vacinação, cursos e oficinas educacionais, atividades culturais, corte de cabelo, além de música e lazer.

O Presidente da Fiems, Sérgio Longen, pontuou a importância de retomar o Ação Cidadania, especialmente em um período de dificuldade econômica pós-pandemia.  Anunciou, também, que o projeto será realizado em cidades do interior do estado. “Avançar para o interior também é uma meta para este ano. Cada vez que se lança um projeto dessa magnitude, nós recebemos demandas de muitos municípios. A ideia é construir a ação possível de ser realizada com esses parceiros”, destacou.

O diretor-geral da Rede Matogrossense de Comunicação, Nicomedes Silva Filho, pontuou que o projeto é uma somatória de esforços de pessoas que tem compromisso com o desenvolvimento da sociedade. “Nós vamos ao bairro, na localidade onde o poder público não consegue alcançar. Levamos um conjunto de ações e serviços e buscamos sensibilizar as pessoas de que todos nós temos a responsabilidade da inclusão social”, explicou.

O presidente do TRT/MS, des. André Luís Moraes de Oliveira,  destacou a satisfação do tribunal de somar com o Ação Cidadania. “ O tribunal entra com a perspectiva de mediar os conflitos. Estamos no mês da conciliação, um mês todo dedicado a reuniões com sindicatos, empresários, trabalhadores, advogados para que possamos encontrar soluções negociáveis, que tem sido, de fato, a política nacional que abraçamos e que culminará com a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, de 23 a 27 deste mês”.

 O desembargador contou um pouco sobre os serviços que serão oferecidos pelo tribunal no sábado, como orientação jurídica, consulta a processos e conciliação entre empregados e empregadores. “O Tribunal do Trabalho tem de estar cada vez mais perto da comunidade, e essa é uma forma objetiva de prestarmos serviço público nas áreas de orientação jurídicas, acordos e mediações”, finalizou.

Serviço

Data: 14 de maio (sábado)

Horário: a partir das 8h

Local: Parque Esportivo Jacques da Luz - Moreninhas