Notícias

TRT/MS realiza atendimento jurídico na Ação Cidadania em Campo Grande

Foto de pessoas sentadas em uma mesa trabalhando
Ação Cidadania voltou a ser realizada depois de quatro anos

Depois de quatro anos sem edições, a Ação Cidadania voltou a ser realizada neste sábado (14), no parque Jacques da Luz, na região das Moreninhas, em Campo Grande-MS. O Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região esteve presente prestando informações sobre processos, tirando dúvidas de trabalhadores e orientando sobre como realizar acordos na Justiça do Trabalho.

Foto dos participantes do TRT que compareceram
O Presidente do TRT/MS, desembargador André Luís Moraes de Oliveira, participou da iniciativa

O Presidente do TRT/MS, desembargador André Luís Moraes de Oliveira, participou da iniciativa e destacou a missão social de todos os parceiros do evento que prestaram diversos serviços à população. "É com muita satisfação que o Tribunal do Trabalho participa de forma efetiva desta ação cidadania", enalteceu o magistrado.

Foto dos trabalhadores do TRT auxiliando uma pessoa

A coordenadora do Cejusc 1, juíza Déa Brandão Cubel Yule, participou das orientações aos trabalhadores e empregadores, incentivando a resolução de conflitos por meio do diálogo. Entre as dezenas de atendimentos, um deles foi feito para a diarista J.P.L, que tem um processo tramitando na Justiça do Trabalho desde 2015. A ação está na fase de execução, mas o empregador não possuía bens para quitar a dívida.  A trabalhadora recebeu orientações e solicitou uma audiência de conciliação para que a questão seja resolvida rapidamente. "Estou muito satisfeita. Estou desempregada e esse dinheiro vai me ajudar", disse a trabalhadora.

Juntamente com uma equipe de servidores, foram realizados quase 50 atendimentos e mais de 600 gibis do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem foram distribuídos a crianças e adolescentes.

 Juíza Déa Brandão Cubel Yule junto de crianças que seguram gibis informativos da turma da Mônica
Juíza Déa Brandão Cubel Yule

A Ação Cidadania é um projeto organizado pelo Sistema Fiems em parceria com a TV Morena. Entre os serviços oferecidos, destacaram-se emissão de CPFs e RG, orientação aos consumidores, inscrição e regularização do cadastro único da Assistência Social, renegociação de dívidas de unidades habitacionais com a Emha e atendimento jurídico. Também foram oferecidos serviços de encaminhamento para o mercado de trabalho, informações sobre seguro desemprego, atendimento a potenciais empreendedores. O evento ainda disponibilizou gratuitamente atendimento na área de saúde como oftalmológico, odontológico, vacinação e testagem rápida de doenças, aferição de pressão arterial e avalição nutricional.