Notícias

TRT/MS realiza Mostra Cultural e lançamento do "Curso de Acessibilidade ao PJe"

O TRT/MS lançou, na última terça-feira, o "Curso de Acessibilidade ao PJe" para advogados e estudantes de Direito com deficiência visual. A iniciativa é uma parceria entre TRT/MS e OAB-MS. A assinatura do acordo de cooperação técnica para capacitação foi realizada durante a Mostra Cultural, em alusão ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, no Fórum Trabalhista, em Campo Grande.

Participaram da solenidade o Presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TRT da 24ª Região, desembargador Marcio Vasques Thibau de Almeida, a juíza do Trabalho Déa Marisa Brandão Cubel Yule, juíza do Trabalho Isabella Ramos, o Presidente da Ordem Mansour Elias Karmouche, o Presidente da Subseção Costa Rica Adriano Martins, a Presidente da Comissão de Defesa do Direito das Pessoas com Deficiência e da Acessibilidade (CPDA) Rita Luz, membro da CPDA e membro da Comissão Nacional da Mulher Advogada Marcela de Araújo, e o representante da Presidência na Comissão de Acessibilidade e Inclusão do TJMS, Odair José de Melo.

O desembargador do TRT/MS, Marcio Thibau explicou que o objetivo da capacitação é facilitar a vida das pessoas com deficiência visual. "Se não fizéssemos nada, essas pessoas continuariam na escuridão, sem a acessibilidade ao PJE. Desejo que esse curso seja de muito êxito para essas pessoas".

A Juíza do Trabalho Déa Marisa Brandão Cubel Yule agradeceu o apoio e explicou o intuito do curso. "O objetivo é ampliar e oferecer essa capacitação aos advogados cegos brasileiros, dentro de uma política judiciária nacional, política essa já aprovada pelo CSJT (Conselho Superior da Justiça do Trabalho)".

Ao fazer o uso da palavra, o presidente da OAB-MS, Mansour Karmouche falou da importância do curso para a instituição, principalmente pelo lançamento ocorrer na data em que se comemora o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. "É uma alerta que fazemos para toda a sociedade, especialmente para aqueles que custam entender a importância que essas pessoas têm para nós", citou.

A Mostra Cultural teve o Hino Nacional sinalizado em libras, a declamação do poema "Meus ouvidos", sinalizado pelos formandos do Curso de Libras, realizado pelo TRT/MS em parceria com a Superintendência Regional do Trabalho e Funsat. A Mostra foi encerrada com o servidor Silvio Henrique Lemos, que cantou a música "Tocando em frente".

Veja as fotos da Mostra Cultural

Curso de acessibilidade ao PJe

Em Mato Grosso do Sul, 85 advogados com alguma deficiência auditiva, visual, física ou motora estão inscritos na OAB/MS. Destes, 36 são deficientes visuais - cegos ou pessoas com baixa visão.

Para capacitar esses advogados, a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência em parceria com o TRT fará curso nos dias 16 e 18 de dezembro.

As inscrições serão feitas até o dia 10 de dezembro, na Secretaria das Comissões da OAB, que fica na sede da instituição, na Av. Mato Grosso, 4.700. O único equipamento individual solicitado para o curso é um fone de ouvido com entrada P2.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3318 - 4723.