Notícias

TRT24 é o primeiro entre os tribunais de pequeno porte no ranking da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista

Imagem do ranking que demonstra que o TRT 24 foi o primeiro entre os tribunais de pequeno porte no ranking da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista

O TRT/MS figurou em primeiro lugar entre os tribunais de pequeno porte em 4 dos 5 dias da Semana Nacional de Conciliação Trabalhista, estando em segundo lugar apenas na quarta-feira. Os dados provisórios foram divulgados pelo CSJT, diariamente, por meio de "Conciliômetro" disponível no portal. A consolidação total será apresentada a partir de quinta-feira (2/6), com o fechamento de todas as bases de dados dos TRTs. O TRT da 24ª Região totalizou mais de R$ 17,5 milhões entre acordos homologados, valores que serão liberados para os trabalhadores.

Em 2021, em razão das restrições advindas da pandemia, não houve, em maio, o evento nacional promovido pelo TST/CSJT, tendo este delegado a cada regional a decisão de realizar - ou não - o mutirão de conciliação, observadas as particularidades de seus municípios. No TRT/MS, a Semana Regional ocorreu de 7 a 11 de junho, de forma exclusivamente telepresencial, de modo a resguardar partes, procuradores, magistrados e servidores envolvidos no evento dos riscos de contaminação pela Covid-19. Foram 858 audiências e 376 acordos, que totalizaram 19 milhões de reais em processos resolvidos.

O Presidente do TRT/MS, desembargador André Luís de Oliveira convocou uma reunião com magistrados e servidores para a tarde de hoje (31/5), às 16h30, para divulgar os resultados do Mês Regional da Conciliação Trabalhista, promovido pelo TRT24.

SEMANA NACIONAL

A Semana Nacional foi realizada em todo o país no período de 23 a 28 de maio de 2022, uma parceria entre Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), Tribunal Superior do Trabalho (TST) e Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs). Nos cinco dias de evento, em Mato Grosso do Sul, foram 5.538 pessoas atendidas, 1.423 audiências realizadas e 569 acordos firmados. No Brasil, foram firmados 18.347 acordos que movimentaram R$ 705.800.396,53.

O ministro Breno Medeiros destacou que a semana temática trouxe uma proposta que vai além de encerrar um processo, mas, trazer, de alguma forma, a ideia de pacificação social. "Para além de ser um mutirão de trabalho pela conciliação, a semana tem também o objetivo de sensibilizar e incentivar a sociedade a fazer uso das formas autocompositivas de resolução de disputas", disse no encerramento da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista.

Com informações do CSJT