Notícias

TRT24 enaltece Dia da Memória do Poder Judiciário

Mesa branca com sete livros de edições diferentes da publicação JT24 no curso da História de MS

 

Hoje, 10 de maio, comemora-se o Dia da Memória do Poder Judiciário. A data foi instituída pela Resolução Nº 316/2020, do Conselho Nacional de Justiça, com o objetivo de preservar a memória institucional do Poder Judiciário, como parte do patrimônio cultural brasileiro, conforme prevê o art. 216, da Constituição Federal.

A data faz referência ao alvará assinado em 10 de maio de 1808, por D. João VI, que criou a Casa da Suplicação do Brasil, cujo acervo está custodiado no Arquivo Nacional.

No Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, a área de Gestão Documental e de Memória vem atuando em prol da preservação do patrimônio histórico e cultural da Justiça do Trabalho em Mato Grosso do Sul, bem como preservando, valorizando e divulgando a história do Poder Judiciário contida em seus documentos, processos, arquivos, espaços de memória, abarcando atividades relacionadas à pesquisa, conservação, restauração, reserva técnica, comunicação, ação cultural e educativa. Alinhado ao Programa Nacional de Resgate da Memória da Justiça do Trabalho – PRONAME, o TRT da 24ª Região idealizou a série "JT24 no Curso da História de MS", incorporando à bibliografia nacional estudos sobre a história social do trabalho, do Direito do Trabalho e da Justiça do Trabalho em Mato Grosso do Sul.

A principal fonte de pesquisa para a construção da série é o acervo de processos judiciais da Justiça do Trabalho em Mato Grosso do Sul, preservado desde a criação do primeiro juízo trabalhista no Estado, em 1962, a então Junta de Conciliação e Julgamento de Corumbá, que à época integrava o território do Estado de Mato Grosso.

Os processos findos são dotados de elementos que apresentam um registro de um período e de acontecimentos que marcaram a trajetória deste Estado. Tais acontecimentos se entrelaçaram e construíram a história de um povo trabalhador, para quem a Justiça do Trabalho não tem apenas o papel de destinar a prestação jurisdicional, mas também resguardar os documentos que comprovam essa história, iluminando a transformação da realidade ao longo do tempo.

A série "JT24 no Curso da História de MS" conta com três volumes publicados, que integram o acervo do Memorial do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região e da Biblioteca Juiz Valentin Carrion, e encontram-se disponíveis ao público para leitura presencial de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h.