Notícias

Abril Verde é marcado por palestras online sobre prevenção de acidentes de trabalho

Imagem de informações sobre o workshop do abril verde

Neste mês em que se celebra o Abril Verde, movimento dedicado à prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, o Sindicato dos Técnicos de Segurança de Mato Grosso do Sul, em parceria com a Justiça do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho, realiza ações de conscientização voltadas para a maior pandemia de todos os tempos, a Covid-19.

De acordo com o Diretor Presidente do SintestMS, André Luiz Ferreira, serão realizados quatro encontros online com temas relacionados à prevenção de doenças. "Temos como premissa e contribuição levar à sociedade informações atuais de prevenção na perspectiva de melhorar a contenção dessa doença que tem assolado a nossa população. Portanto, acreditando em dias melhores pra sempre".

Será realizada uma live por semana, sempre às 19h10, no Instagram do sindicato @sintestms. No dia 8/4, a fala será do Procurador do MPT-MS, Paulo Douglas, e do Técnico de Segurança do Trabalho, Valério Wagner, sobre o Programa de Gerenciamento de Riscos Psicossociais. No dia 14, Nestor W. Neto, Técnico de Segurança do Trabalho, tirará dúvidas sobre como o cuidado ativo pode ajudar as empresas em tempos de pandemia. No dia 20/4, a médica do trabalho Paula Graziella Vodonós vai falar sobre Covid psicológico. E fechando as palestras do mês, no dia 28, o Técnico de Segurança do Trabalho e coaching Sandro Alves vai discorrer sobre o tema Gestão Emocional diante do novo normal.

Transtornos mentais

Este ano, o foco do Movimento Abril Verde - mobilizado pelo Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho da Justiça do Trabalho - é a construção de um trabalho seguro e decente em tempos de crise. A campanha leva em conta as mudanças no contexto de trabalho ocasionadas pelo coronavírus e os impactos na saúde mental dos trabalhadores. Em um ano marcado pela pandemia e pela necessidade de isolamento social, as mudanças na rotina foram significativas. 

O trabalho, até então realizado na companhia de colegas e com a presença e a orientação de chefes, passou, em muitos casos, a ser desempenhado em casa. Quem continuou a trabalhar presencialmente teve de conviver com a ansiedade e o medo do contágio. Para muitos, ainda veio a perda do emprego e da renda. Como consequência, a sensação de solidão e de isolamento cresceu e, em muitos casos, se acumulou com frustrações e tristezas já existentes ou novas, como a perda de um ente querido. 

De acordo com dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a concessão de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez devido a transtornos mentais em 2020 aumentou em 20,6% em relação ao ano anterior. Foram 291,3 mil concessões no ano passado, contra 241,4 mil em 2019.

Com informações do CSJT