Notícias

Juíza visita usina para falar sobre redução de acidentes de trabalho

Juíza e trabalhador com capacete EPI
Juíza Déa Marisa Brandão Cubel Yule

 

A juíza e coordenadora do Programa Trabalho Seguro Déa Marisa Brandão Cubel Yule visitou a usina Atvos Santa Luzia, localizada em Nova Alvorada do Sul, nessa quinta-feira (28). A visita, a convite da empresa, faz parte das atividades do Abril Verde, campanha de conscientização da Justiça do Trabalho para a redução de acidentes e doenças ocupacionais. 

Foto de trabalhadores na frente da usina

Déa explica que fez uma roda de conversa com gestores e líderes para falar sobre o tema e visitou trabalhadores no desempenho de suas atividades, destacando a importância da conscientização de todas as equipes sobre os cuidados com a saúde e segurança. "O olhar atento às regras de segurança deve ser de todos, em especial quanto ao uso de equipamentos de proteção individual, além da implementação daqueles de proteção coletiva", afirmou a juíza.

O coordenador de SSMA da usina, Hermanne Torres, disse que a empresa possui 1.500 integrantes sem afastamentos por acidentes de trabalho e que a usina atua firme na cultura de prevenção. "Para a Atvos cuidar de pessoas é renovar o amanhã".

A atividade foi finalizada com uma palestra telepresencial da juíza Hella de Fátima Maeda sobre segurança no trabalho.

Abril Verde

Durante todo o mês, uma série de eventos foi realizada, como iluminação de prédios públicos, palestras e visitas técnicas como parte da campanha Abril Verde. Segundo o juiz André Luis Nacer de Souza, Coordenador Regional do Programa Trabalho Seguro, "o mês de abril é o período mais importante do Programa Trabalho Seguro e somente mediante a divulgação das nossas mensagens é que poderemos promover a conscientização da sociedade sobre diversas questões que envolvam a segurança no trabalho".

O mês de abril conta com duas datas importantes sobre o tema acidentes de trabalho: o Dia Mundial da Saúde, no dia 7 de abril, e o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, no dia 28 de abril. A segunda data, instituída por iniciativa de sindicatos canadenses, foi escolhida pela OIT para homenagear os 78 trabalhadores mortos na explosão de uma mina nos Estados Unidos, em 1969.