NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

 

REVISTA DO TRIBUNAL

 

 

 

NORMAS GERAIS PARA ENVIO DE ARTIGOS À EJTRT PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA DIGITAL DO TRT 24ª REGIÃO

A Revista Digital do Tribunal, de publicação anual, é composta de uma abertura e de um corpo principal formado por seções de Artigos, Acórdãos, Sentenças.

SEÇÃO DE ARTIGOS: Compõe-se de artigos técnicos e científicos originais, de reflexão teórica, ou relatos de pesquisas e experiências profissionais.

1. NORMAS EDITORIAIS PARA ENCAMINHAMENTO DE ARTIGOS:

    1. Serão aceitos originais preferencialmente inéditos;

    1. A remessa ou publicação dos trabalhos não acarretará direitos autorais ou qualquer remuneração a seus autores;

    1. A priorização da publicação dos artigos enviados decorrerá de juízo da comissão organizadora da Revista Digital do Tribunal;

    1. Aos organizadores da Revista será reservado o direito de propor eventuais alterações, desde que tenha aprovação do autor;

1.5 Juntamente com o artigo, o autor deverá enviar autorização para sua publicação (modelo anexo);

1.5.1 Se o artigo for referente a resultados de pesquisa, ou envolver seres humanos, deverá ser acompanhado das devidas autorizações;

    1. As opiniões emitidas pelo autor em seu trabalho são de sua exclusiva responsabilidade, não representando, necessariamente, o pensamento do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região;

    1. Os originais dos trabalhos publicados, bem como materiais gráficos que os acompanhem, não serão devolvidos aos seus autores.

2. NORMAS PARA ELABORAÇÃO DOS TRABALHOS:

2.1 Os trabalhos encaminhados à Revista devem ser digitados na versão do aplicativo Word (ambiente Windows) mais atual, utilizando-se a fonte Garamond; corpo 12; entrelinhamento 1,5; parágrafos justificados; recuo de 2 cm na primeira linha; 2,5 cm nas margens superior e inferior e 3 cm nas margens direita e esquerda da página, tamanho A4; com títulos e subtítulos em caixa alta e centralizados. Solicita-se que sejam encaminhadas as laudas impressas à Escola Judicial e uma cópia para o e-mail escolajudicial@trt24.jus.br ;

2.2 Serão recebidos para publicação preferencialmente trabalhos inéditos, redigidos em português, com no máximo 30 laudas.

2.2.1 A primeira lauda deve conter o título do artigo, nome completo do autor, assim como o cargo que ocupa. Deve ainda conter um resumo informativo de até 100 palavras, que apresente concisamente os pontos relevantes do texto (NBR 6028-ABNT - Resumos), com suas finalidades, metodologias, resultados e conclusões. Após o resumo informativo, devem ser relacionadas as palavras-chave que representem o conteúdo do texto, no mínimo três e no máximo oito, para a eventual publicação na Internet.

2.2.1.1 Caso o artigo tenha sido divulgado anteriormente em eventos públicos (congressos, seminários etc.), ou seja, em se tratando de trabalho acadêmico de conclusão de um curso ou pesquisa, também deverá ser feita referência ao evento, curso ou pesquisa no rodapé da primeira lauda.

2.3 Produção acadêmica - o texto deve estar redigido em português, com no mínimo 3 (cerca de 4.500 caracteres) e no máximo 7 laudas (cerca de 10.500 caracteres). Os seguintes dados a respeito do trabalho acadêmico devem ser mencionados no início, logo depois do título: autor; tipo de trabalho (tese de doutorado, dissertação de mestrado ou monografia por conclusão de curso e/ou especialização); área do conhecimento (ex.: Direito Internacional Público); unidade acadêmica onde foi apresentado (ex.: Departamento de Direito); instituição de ensino; data de apresentação; e professor orientador.

2.4 Indicações literárias - devem ser redigidas em português, com no máximo 3 laudas (cerca de 4.500 caracteres), observada a ortografia oficial. No início do texto, deve ser indicado o nome do autor da resenha, com referência, ao final do artigo, à profissão ou cargo ocupado pelo autor e à instituição a que está vinculado. A seguir, deve ser expressa a referência bibliográfica completa da obra objeto da resenha.

2.5 Agradecimentos e auxílios recebidos pelo autor podem ser mencionados ao final do artigo, antes das notas bibliográficas.

2.6 Notas bibliográficas e citações - podem consistir em comentários do autor ou indicação da referência bibliográfica, devendo ser numeradas seqüencialmente e listadas no rodapé.

2.6.1 Referências bibliográficas – devem ser indicadas todas as referências bibliográficas utilizadas como fonte em um lista ao final do artigo ou da resenha.

2.7 Tabelas, figuras e quadros deverão ser elaborados e enviados em disquete próprio e inseridos no devido local, no corpo do texto.

2.8 À equipe responsável pela editoração será reservado o direito de proceder às revisões gramaticais e alterações pertinentes, assim como de adequar os trabalhos a serem publicados às normas disciplinadas pela ABNT, caso necessário.