Criação e Instalação do TRT da 24ª Região - Memorial
Criação e Instalação do TRT da 24ª Região
O Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região foi criado pela Lei n. 8.431, de 9 de junho de 1992, tendo sido instalado em 8 de janeiro de 1993, em concorrida solenidade na Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul, da qual participou o então Presidente do Tribunal Superior do Trabalho, Ministro Luiz José Guimarães Falcão.
Na ocasião, foram investidos nos cargos de Juízes Togados do Tribunal Márcio Eurico Vitral Amaro, como Presidente da Corte que se instalava, Abdalla Jallad, advogado e Vice-Presidente, André Luís Moraes de Oliveira, Daisy Vasques, Geralda Pedroso, e nos cargos de Juízes Classistas Idelmar da Mota Lima, representante dos empregados, e Antônio Falcão Alves, representante dos empregadores, tendo como suplentes Nelson Azambuja Almirão e Luís Araldo Skibinski, respectivamente. O Membro representante do Ministério Público do Trabalho só viria a integrar o Tribunal no ano seguinte.
No início, a sede do Tribunal funcionou, por meio de contrato de locação, no Edifício do Centro Empresarial Afonso Pena, à Av. Afonso Pena, 2440, região central de Campo Grande, até o dia 28 de julho de 1994.
Após esse período inicial, a sede do Tribunal se transferiu para o seu primeiro edifício próprio, situado à Rua Jornalista Belizário Lima, 418, Vila Glória. Naquele momento, o prédio comportou todas as unidades administrativas e judiciárias do Tribunal, bem como as então cinco Juntas de Conciliação e Julgamento de Campo Grande.
Em 28 de setembro de 2012, o TRT da 24ª Região inaugurou a sua nova sede, que conta com 17 mil metros quadrados construídos, localizada à Rua Delegado Carlos Roberto Bastos, 208, no Jardim Veraneio, ao lado do Parque dos Poderes, próximo a uma reserva florestal na Capital. O prédio foi dividido em sete pavimentos e seu projeto prima pelos recursos de sustentabilidade, acessibilidade e de informática e está adaptado para o processo judicial eletrônico.