Instalação do Fórum Trabalhista Doutor Lauro Machado de Souza - Dourados

Instalação do Fórum Trabalhista Doutor Lauro Machado de Souza - Dourados

Fórum Trabalhista Doutor Lauro Machado de Souza abriga as duas Varas do Trabalho de Dourados, que foram criadas e instaladas sob a jurisdição do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, sediado em Brasília/DF. A então 1ª Junta de Conciliação e Julgamento de Dourados foi criada por meio da Lei Nº 7.471, de 30 de abril de 1986, e instalada em 15 de outubro de 1987; e a 2ª Junta foi criada pela Lei Nº 7.729, de 16 de janeiro de 1989, tendo sido instalada em 28 de fevereiro de 1990.

O Fórum Trabalhista de Dourados recebeu a denominação "Doutor Lauro Machado de Souza", em homenagem póstuma ao atuante advogado nascido naquela localidade, descendente de fundadores do município, conhecido e respeitado criminalista que faleceu em dezembro de 1995.

Em 19 de abril de 1996, foi inaugurada a sede própria do Fórum, que está localizada à Rua Visconde de Taunai, 250, no Jardim Londrina. Em maio de 2006, após um processo de reforma e modernização, as novas instalações foram entregues à comunidade. Desde novembro de 2004, dispõe de sistema de informatização, sendo que o Sistema Processo Judicial Eletrônico - Pje-JT foi instalado em 22 de fevereiro de 2013.

O município está localizado no centro-sul do Estado de Mato Grosso do Sul, posicionado entre a Serra de Maracaju e a bacia do Rio  Paraná. Atualmente Dourados é um importante polo regional de serviços e da agropecuária.

Foto da fachada do Fórum Trabalhista Doutor Lauro Machado de Souza - Dourados