Juiz Ademar de Souza Freitas

Exmo. Sr. Juiz Ademar de Souza Freitas

 

Foto do juiz Ademar de Souza Freitas

Natural de Nova Esperança,PR. Filho de Noé de Souza Freitas e Anna da Silva Motta Fernandes. Graduou-se em Direito em julho de 1983, pela Fundação Universidade Estadual de Maringá,PR. Foi professor primário, junto ao Município de Alto Paraná,PR, lecionou, por alguns meses, a disciplina de língua portuguesa, junto a um curso preparatório para o vestibular, na cidade de Maringá-PR ("Curso Acadêmico").

Atuou no magistério superior, como professor colaborador, junto à Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão, onde lecionou as disciplinas de Sociologia e Estudos de Problemas Brasileiros (EPB), no período de 12.03 a 19.08.1990.

Em 2.9.1985, após aprovação em concurso público onde obteve a 2ª colocação, foi contratado pela Universidade Estadual de Maringá, onde atuou exclusivamente na área criminal junto ao seu Escritório de Assistência Judiciária, até 28.4.1988. De março de 1984 a abril de 1988, também atuou como advogado junto ao Sindicato dos Empregados no Comércio de Maringá. De 2.5.1988 a 11.8.93, trabalhou como assessor jurídico da Cooperativa Agropecuária Mourãoense Ltda. - COAMO.

Sua trajetória na Justiça do Trabalho iniciou em 1981, em virtude de aprovação em concurso público para o cargo de Auxiliar Judiciário do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região. Ingressou na carreira da magistratura trabalhista em 1993, após ter sido aprovado no I Concurso para o cargo de Juiz Substituto do Trabalho do TRT da 24ª Região. Foi promovido a Juiz Titular em agosto de 1995, tomando posse junto à 3ª Vara do Trabalho de Campo Grande, onde se encontra até esta data. Atuou junto ao pleno do e.TRT da 24ª Região, na condição de Juiz convocado em alguns meses dos anos de 1996, 2000 e 2001.

Integrou várias diretorias da AMATRA XXIV, ocupando, atualmente, o cargo de vice-presidente. Entre outras atividades desenvolvidas fora do âmbito judiciário, destaca-se a sua atuação junto à Maçonaria, valendo ressaltar que, atualmente, exerce o cargo de presidente da "Loja Maçônica Nova Era nº 8", da cidade de Campo Grande - MS.

Foi removido, a pedido a partir de 3.9.2019, para igual cargo na Vara do Trabalho de Aquidauana, nos termos da Portara TRT/GP N. 18/2018.