Apresentação


A nova sede do Memorial do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região foi criada em 19 de novembro de 2018, sob a presidência do Desembargador João de Deus Gomes de Souza.

O Memorial é uma instituição cultural, sem fins lucrativos, vinculado ao TRT da 24ª Região, que além de preservar e garantir o acesso ao acervo de documentos históricos - permanentes apóia o Programa de Gestão Documento do TRT da 24ª Região, assim como mantém parcerias, de forma a promover o intercâmbio cultural e a cooperação técnico-científica com outros Memoriais, Centros de Memórias de outros tribunais.

Tem por missão promover o conhecimento e a reflexão sobre o mundo do trabalho, a trajetória da Justiça do Trabalho da 24ª Região, estimulando a consciência da preservação e o conhecimento da história, por meio da cultura, e por visão resgatar, conservar, preservar e promover o acesso ao patrimônio histórico da Justiça do Trabalho da 24ª Região, como forma de garantir o direito constitucional de acesso à informação.

A exposição de longa duração, no ambiente físico, conta com um acervo original de artefatos líticos e fragmentos de peças arqueológicas da região do Pantanal de Mato Grosso do Sul e do Sítio Arqueológico do Córrego Prosa de Campo Grande, cedidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN e pelo Museu de Arqueologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MuArq, bem como com processos históricos que retratam o trabalho  desde o Período Colonial (escravidão) até os dias atuais. O acervo conta ainda peças museológicas da instituição.

No ambiente virtual estão disponíveis conteúdos informativos sobre a história do trabalho, do Direito do Trabalho no Brasil, do Poder Judiciário Brasileiro e da Justiça do Trabalho e, em especial, da Justiça do Trabalho em Mato Grosso do Sul, além de conteúdos que retratam o trabalho no campo da Antropologia, da história do Brasil Colônia e Império, bem como da Primeira República, abordando os temas: anarco-sindicalismo, Era Vargas, período militar e neo-sindicalismo.

O Memorial, instalado na Rua Delegado Carlos Roberto Bastos de Oliveira, 208, Campo Grande-MS, oferece à sociedade um espaço de difusão da memória histórica da Justiça do Trabalho da 24ª Região, por meio de exposições de longa duração e temporárias, com forma de preservar o patrimônio trabalhista sul-mato-grossense.