Vara do Trabalho de São Gabriel do Oeste

VARA DO TRABALHO DE SÃO GABRIEL DO OESTE

Fachada da Vara do Trabalho de São Gabriel do Oeste

Criada pela Lei Nº 10.770, de 21 de novembro de 2003, a Vara do Trabalho de São Gabriel do Oeste foi oficialmente instalada em 8 de abril de 2005 pelo então Presidente do TRT da 24ª Região, Juiz Nicanor de Araújo Lima, e pelo Prefeito do Município, Adão Unírio Rolim.

A instalação dessa vara do Trabalho foi viabilizada por meio de parceria firmada entre o Tribunal e a administração municipal, a qual responsabilizou-se pelas despesas de locação e adaptação física do prédio destinado ao exercício da prestação jurisdicional. Na ocasião, foi nomeado como primeiro titular da vara o juiz Wellington Sebastião Gonçalves, cargo que ocupou até sua aposentadoria em 07 de março de 2019. 

De 14 de março de 2019 a 13 de dezembro de 2020, o titular foi o juiz Marco Antonio de Freitas. A partir de 17 de dezembro de 2020, a titularidade passou a ser exercida pela juíza Kelly Cristina Monteiro Dias Estadulho até 11 de abril de 2021. De 03 de maio de 2021 a 02 de novembro de 2021, o titular da VT de São Gabriel do Oeste foi o juiz Flávio da Costa Higa.

Desde o dia 15 de dezembro de 2021, a juíza Izabella de Castro Ramos é a titular da unidade. 

Compõem a sua jurisdição o respectivo Município e os de Bandeirantes, Camapuã, Corguinho, Figueirão, Jaraguari, Rio Negro e Rochedo.

São Gabriel do Oeste está localizado no Planalto Central Brasileiro, região norte do Estado, chapadão no alto da Serra de Maracaju, onde nascem os rios Coxim e Aquidauana, que deságuam no Pantanal. Além de figurar como o maior produtor de soja de Mato Grosso do Sul, o Município destaca-se também por possuir o maior efetivo suíno do Estado, o que, juntamente com o comércio, revela a importância de suas principais atividades econômicas para o desenvolvimento regional.

Em 26 de novembro de 2012, o Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, Marcio Vasques Thibau de Almeida, inaugurou a sede própria da Vara do Trabalho de São Gabriel do Oeste, agora denominada Fórum Trabalhista Ministro Arnaldo Sussekind, que teve o terreno doado pela Prefeitura Municipal.

A nova sede situa-se à Avenida Castelo Branco, 473, na região central.