Sisältöjulkaisija

Com partipação do TRT/MS, Ação Cidadania #TodasPorElas realiza mais de 11 mil atendimentos

Duas pessoas sentadas a mesa conversando durante atendimento
O evento reuniu 3.252 pessoas e realizou 11.652 atendimentos


Neste sábado, 19 de julho, o Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT/MS) participou da Ação Cidadania #TodasPorElas, no bairro Moreninhas, em Campo Grande. A iniciativa reuniu mais de 90 instituições públicas e privadas com o objetivo de ampliar o acesso a direitos e serviços essenciais à população, com foco especial na dignidade, inclusão e proteção das mulheres. Entre os serviços oferecidos, a Justiça do Trabalho levou informações sobre processos trabalhistas e orientações à população.

Durante o evento, que reuniu 3.252 pessoas e realizou 11.652 atendimentos, a Ouvidoria da Mulher do TRT/MS também promoveu escuta ativa e ofereceu à comunidade orientação sobre igualdade de gênero, participação feminina e enfrentamento à violência contra mulher, especialmente em questões ligadas à Justiça do Trabalho.

A juíza Ana Paola Emanuelli Balsanelli, Ouvidora da Mulher do TRT/MS, participou da ação e destacou o compromisso do Tribunal no enfrentamento à violência contra a mulher, incluindo o combate ao feminicídio. Segundo a magistrada, a atuação da Ouvidoria da Mulher vai além das questões relacionadas ao ambiente de trabalho e assédio moral, abrangendo também casos de violência doméstica. Em parceria com a Casa da Mulher Brasileira e outras instituições, a proposta do Tribunal é fortalecer as redes de apoio e ampliar o alcance das políticas públicas. “Temos políticas públicas, sim, mas os índices de violência só aumentam. Então, a gente não pode parar. Nós temos que continuar até que isso seja extinto”, afirmou a magistrada.

Juíza Ana Paola ao lado das servidoras Ritiele e Maria Leonor
TRT/MS ofereceu atendimento jurídico e escuta ativa


Além do Tribunal, a ação contou com uma programação diversificada: atendimentos jurídicos, emissão de documentos, vacinação, atividades culturais, oficinas e encaminhamento para o mercado de trabalho. O Sesi levou seu ônibus da inclusão digital e ações voltadas ao bem-estar, enquanto o Senai promoveu oficinas com a carreta da panificação. Já a Carreta Mulheres que Resolvem realizou workshops e atendimentos específicos para o público feminino.

A ação, realizada pelo Sistema Fiems com a parceria do Governo de Mato Grosso do Sul, Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa e TV Morena, estimula a participação da comunidade na construção de uma cultura de respeito e igualdade de direitos, por meio de um espaço de diálogo, escuta e transformação social. 

Com informações da FIEMS