Navigationsmenü

API - ACESSO AUTOMATIZADO POR SISTEMAS EXTERNOS

O TRT24 disponibiliza consulta às notícias no formato RSS (Really Simple Syndication) por meio da URL https://www.trt24.jus.br/web/guest/noticias/-/asset_publisher/ND6zpys7a3hM/rss, que é aberto, estruturado e legível por máquina. Para ter acesso a esse conteúdo é necessário ter um programa leitor próprio, conhecido como agregador. Alguns navegadores, como o Mozilla Firefox e o Internet Explorer 7, incorporam leitores de RSS.

Também é possível acessar algumas informações da Transparência do TRT da 24ª Região utilizando sistemas externos para acesso automatizado dos dados disponíveis pelos órgãos em formato aberto, estruturados e legíveis por máquina. Trata-se da API (Interface de Programação de Aplicações), um conjunto de padrões que possibilitam a integração entre sistemas, ou seja, permite que as aplicações se comuniquem umas com as outras sem intervenção de usuários.

Exemplos: 

https://www.trt24.jus.br/web/transparencia/exercicio-em-outro-orgao-servidores
https://www.trt24.jus.br/web/transparencia/estagiarios
https://www.trt24.jus.br/web/transparencia/anexo-v

Documentação de API para informações processuais

CONSULTA EM FORMATO DE DADOS ABERTOS DOS PROCESSOS JUDICIAIS

A API Pública do Datajud é uma ferramenta que permite o acesso público aos metadados de processos judiciais de todo o Brasil. Os dados disponibilizados pela API são originários da Base Nacional de Dados do Poder Judiciário (Datajud) e seguem os critérios estabelecidos pela Portaria Nº 160 de 09/09/2020 bem como o resguardo de processos sigilosos e dados de partes.

Através dessa API, desenvolvedores e pesquisadores têm acesso a informações de capas processuais e movimentações relacionadas aos processos judiciais de todas as instâncias do Judiciário brasileiro. Esses dados podem ser usados para diversos fins, como pesquisas acadêmicas, desenvolvimento de aplicativos que facilitem o acesso à informação jurídica ou até mesmo análise de tendências e padrões do sistema de Justiça; observando os critérios estabelecidos no Termo de Uso.

A autenticação da API Pública do Datajud é realizada através de uma Chave Pública, gerada e disponibilizada pelo DPJ/CNJ. A chave vigente estará sempre acessível nesta seção da Wiki, garantindo transparência e facilitando seu acesso. Importante ressaltar que, por razões de segurança e gestão do sistema, a chave poderá ser alterada pelo CNJ a qualquer momento.

Pesquisar pelo número do processo:

  1. Abra o Postman e clique em "New Request".
  2. Defina o método HTTP como POST.
  3. Digite a URL: https://api-publica.datajud.cnj.jus.br/api_publica_trt24/_search
  4. Selecione a aba "Headers" e inclua a chave "Authorization" com o valor "APIKey [Chave Pública]";
  5. O valor [Chave Pública] corresponde a chave pública disponível em Chave Pública;
  6. Ainda em "Headers" inclua a chave "Content-Type" com o valor "application/json";
  7. Selecione a aba "Body" e escolha a opção "raw". Insira o corpo da solicitação JSON conforme o exemplo.
  8. Clique em Send para enviar e aguarde a resposta da Api.

Exemplo

Transparência - API - Documentação