
O Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT/MS) assinou, na última quarta-feira (7), o termo de adesão à campanha #TodosPorElas. A iniciativa faz parte de uma parceria entre o Tribunal de Justiça, Governo do Estado e Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul que tem como objetivo sensibilizar, prevenir e erradicar a violência contra as mulheres. O presidente do tribunal, desembargador João Marcelo Balsanelli, assinou o termo, acompanhado da Ouvidora da Mulher, a juíza do trabalho Ana Paola Emanuelli Balsanelli.
Durante o evento, realizado no dia em que a Lei Maria da Penha completou 18 anos, o presidente do Tribunal de Justiça, des. Sérgio Fernandes Martins, o presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro, e a secretária de Estado de Cidadania, Viviane Luiza da Silva, representando o governador, assinaram o Pacto de Compromisso entre os Três Poderes. Também durante a solenidade foi assinado o Termo de Adesão de Parcerias Estratégicas por diversas entidades e empresas - entre elas o TRT/MS - representando um esforço conjunto de todos no combate ao feminicídio.
No sentido de incentivar políticas que combatam a violência de gênero, o TRT/MS criou, neste ano, a Ouvidoria da Mulher, um espaço de escuta ativa e de orientação sobre as demandas de igualdade de gênero, participação feminina, violências contra a mulher e violações dos direitos da mulher. A unidade recebe denúncias de servidoras, magistradas, estagiárias, terceirizadas e do público em geral. A Justiça do Trabalho também aderiu ao Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero, com a finalidade de evitar preconceitos e discriminações por gênero durante os julgamentos.

#TodosPorElas
De acordo com a desembargadora Jaceguara Dantas da Silva, idealizadora da ação, a campanha #TodosPorElas “é um projeto inédito no Mato Grosso do Sul, que tem a união dos poderes e com certeza vai possibilitar o desenvolvimento de medidas muito eficazes do combate a todas as formas de violência contra a mulher, em especial o combate ao feminicídio”.
Inspirada no poder da comunicação para sensibilização e mobilização, a população também é incentivada a participar da campanha, por meio do compartilhamento de peças disponibilizadas no hotsite do projeto e da hashtag #TodosPorElas nas redes sociais. Também é possível apoiar usando o coração lilás, símbolo do movimento.
Para mais informações e acesso aos materiais de divulgação, os interessados podem visitar a plataforma oficial: https://www.tjms.jus.br/todosporelas.
Com informações do TJMS