
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) está com consulta pública aberta para ouvir a sociedade sobre as propostas de Metas Nacionais do Poder Judiciário para 2026. O objetivo é permitir que diferentes segmentos sociais contribuam para a definição das prioridades do sistema de Justiça no próximo ano.
As Metas Nacionais são compromissos firmados anualmente pelos presidentes dos tribunais de todo o país, com o propósito de aprimorar a prestação jurisdicional e garantir maior eficiência e transparência nas decisões judiciais. As contribuições podem ser enviadas até este domingo, 2 de novembro.
Acesse o formulário e contribua para o aprimoramento do Judiciário.
Como participar
Para participar, é preciso identificar o perfil entre as categorias disponíveis:
- Cidadã ou cidadão;
- Advocacia;
- Magistratura;
- Ministério Público;
- Servidores do Poder Judiciário;
- Defensoria pública; ou
- Academia.
Em seguida, os participantes devem avaliar a relevância de nove metas propostas, marcando uma das opções: “sim”, “não” ou “não sei opinar”. Há também um espaço aberto para sugerir novas metas que não constem na lista.
Próximos passos
Encerrada a pesquisa, o CNJ fará a análise das respostas e reunirá as propostas que serão submetidas à deliberação no 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário, previsto para o início de dezembro, ocasião em que os presidentes dos tribunais definirão oficialmente as Metas Nacionais para 2026.
Dúvidas sobre o processo podem ser enviadas para o e-mail consultapublicametas@cnj.jus.br.
Fonte: CSJT