Navigationsmenü

Asset-Herausgeber

Ministro do TST visita TRT/MS durante a Semana Nacional da Conciliação

O ministro e vice-presidente do TST, Guilherme Augusto Caputo Bastos, realizou uma visita à sede do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região e ao Fórum Trabalhista de Campo Grande.

Nesta quinta-feira (06), o ministro e vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Guilherme Augusto Caputo Bastos, realizou uma visita à sede do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região e ao Fórum Trabalhista de Campo Grande. O ministro, que também é conselheiro do Conselho Nacional de Justiça, está na cidade realizando inspeção ordinária no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.  

Pela manhã, o ministro participou de uma reunião com magistrados do TRT/MS. Participaram do encontro o vice-presidente César Palumbo, em exercício da presidência, os desembargadores João de Deus, Marcio Thibau e João Marcelo, a juíza auxiliar da Vice-Presidência do TST, Déa Yule, e o juiz auxiliar da Presidência do TRT/MS, Valdir Consalter. 

Pela manhã, o ministro participou de uma reunião com magistrados do TRT/MS.

Marcando as atividades da Semana Nacional de Conciliação, promovida de 3 a 7 de novembro, em todo o país pelo CNJ, Caputo Bastos foi ao Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de 1° grau. Durante a visita ao Cejusc, o juíz Renato Miyasato agradeceu a presença do ministro e destacou o vínculo do visitante com o estado. “Ele era juiz titular da Vara do Trabalho de Dourados, então conhece a nossa realidade aqui no Mato Grosso do Sul”. A juíza Daniela Peruca, coordenadora do Cejusc, ressaltou o compromisso com a cultura da conciliação e a capacitação de servidores e magistrados. “O nosso Tribunal é bastante pujante nessa questão da conciliação e mediação. Tem capacitado os servidores, magistrados, desembargadores, porque o TRT24 entende que a conciliação sempre é o melhor caminho, porque além de pacificar e solucionar processos, a gente consegue restabelecer as relações sociais”. 

O servidor Silvio Henrique Lemos, que atua como mediador, também enfatizou o engajamento da equipe no trabalho conciliatório. “A gente aqui, enquanto conciliador, se dedica muito no que faz, faz com alegria e, de alguma forma, sai satisfeito de saber que, ainda com uma participação pequena, a gente auxilia, enquanto servidores, nessa pacificação dos conflitos do Cejusc”.

O ministro do TST destacou a importância dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos para o fortalecimento da Justiça do Trabalho.

Por fim, o ministro do TST destacou a importância dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos para o fortalecimento da Justiça do Trabalho. “Quando passei a conhecer efetivamente o CEJUSC, eu passei a ver o quão importante era para o nosso sistema de justiça e, sobretudo, para a Justiça do Trabalho”.

Caputo Bastos também se reuniu com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso do Sul, Bitto Pereira, e com o procurador do trabalho Hiran Meneghelli Filho.