Menú de navegación

Publicador de contenidos

TRT/MS e OAB/MS realizam I Congresso sobre Saúde e Segurança da Mulher em São Gabriel do Oeste

O Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT/MS), em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), promoveu o I Congresso sobre a “Importância da Saúde e Segurança da Mulher nas Relações Públicas e Privadas: uma abordagem prática”
O Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT/MS), em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), promoveu o I Congresso sobre a “Importância da Saúde e Segurança da Mulher nas Relações Públicas e Privadas: uma abordagem prática”. Foto: OAB/MS



O Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT/MS), em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), promoveu o I Congresso sobre a “Importância da Saúde e Segurança da Mulher nas Relações Públicas e Privadas: uma abordagem prática”. O evento foi realizado no dia 16 de junho, no município de São Gabriel do Oeste, e reuniu autoridades, magistrados (as), advogados (as) e representantes da sociedade civil para discutir a proteção e o bem-estar das mulheres, especialmente no ambiente de trabalho.

Durante a abertura do congresso, a secretária-geral adjunta da OAB/MS, Letícia Arrais Miranda Guimarães, que representou o presidente da Seccional, Bitto Pereira, destacou a relevância do tema. “É uma honra e uma alegria estar aqui hoje, falando com a sociedade de São Gabriel. Sou filha desta terra, fui estagiária no Fórum. Estar aqui hoje é emocionante”, afirmou.
 

O Diretor da Escola Judicial do TRT/MS, desembargador Francisco das Chagas Lima Filho, alertou para os preocupantes índices de violência contra a mulher em Mato Grosso do Sul.
O Diretor da Escola Judicial do TRT/MS, desembargador Francisco das Chagas Lima Filho, alertou para os preocupantes índices de violência contra a mulher em Mato Grosso do Sul. Foto: OAB/MS


A presidente da Subseção da OAB em São Gabriel do Oeste, Célia Regina Bernardo, conduziu o evento e agradeceu a presença dos participantes, ressaltando a importância da iniciativa.
A juíza titular da Vara do Trabalho de São Gabriel do Oeste, Izabela Ramos, deu as boas-vindas aos presentes e celebrou a participação de representantes do TRT/MS. “Saúdo com grande alegria o desembargador Francisco das Chagas e a juíza Ana Paola Balsanelli, que nos agraciam com sua amizade e conhecimento”, afirmou.

O Ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Amaury Rodrigues Pinto Júnior, enviou uma mensagem em vídeo, expressando apoio ao evento. “Tratar desse tema revela grande sensibilidade dos organizadores. Gostaria muito de estar presente, mas compromissos me impediram. Vejo pelo vídeo um auditório repleto de mulheres, o que reforça a relevância da escolha do tema”, declarou.
 

O congresso contou com palestra da Ouvidora da Mulher do TRT/MS, juíza Ana Paola Emanuelli Balsanelli
O congresso contou com palestra da Ouvidora da Mulher do TRT/MS, juíza Ana Paola Emanuelli Balsanelli. Foto: OAB/MS


O congresso contou com palestra da Ouvidora da Mulher do TRT/MS, juíza Ana Paola Emanuelli Balsanelli, que abordou questões práticas relacionadas à saúde e segurança da mulher, dentro e fora do ambiente de trabalho. Em sua fala, a magistrada destacou a urgência de transformar a realidade das mulheres brasileiras. “É o começo de uma reflexão em uma sociedade que adoece, silencia e descarta mulheres. Não basta não praticar a violência, é preciso combatê-la ativamente. Cuidar de mulher não é um favor, é garantir democracia, é sustentar a vida, é uma história”, afirmou.

O Diretor da Escola Judicial do TRT/MS, desembargador Francisco das Chagas Lima Filho, alertou para os preocupantes índices de violência contra a mulher em Mato Grosso do Sul. “Nosso estado é considerado um dos mais perigosos para as mulheres. Estamos vivendo um momento muito preocupante. Precisamos refletir sobre isso: quais são as causas, onde está o problema, o que podemos fazer para tentar resolver?”, destacou o magistrado.
Com informações da OAB/MS