Asset-Herausgeber

Congresso em Corumbá vai discutir violências no trabalho

Como enfrentar e superar as violências no trabalho será o tema de um congresso realizado pelo Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso do Sul, em Corumbá, nos dias 12 e 13 de novembro. O evento vai reunir profissionais de diferentes áreas para discutir questões relacionadas ao assédio moral, assédio sexual, discriminações de gênero, violência organizacional, trabalho infantil e trabalho escravo e as formas de atuação em defesa da saúde, dos direitos humanos e sociais do trabalhador.

Asset-Herausgeber

Trabalho Seguro: juíza ministra palestra sobre violência no trabalho

A palestra abordou sobre os diferentes tipos de violência presentes no ambiente de trabalho.
A palestra abordou sobre os diferentes tipos de violência presentes no ambiente de trabalho

A juíza do trabalho e gestora regional do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, Hella de Fátima Maeda, ministrou na última quarta-feira (18), uma palestra sobre os diferentes tipos de violências no trabalho. O evento fez parte da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) da empresa Telemont.

Durante a palestra, a juíza abordou questões sobre o assédio moral, sexual, condição insegura de trabalho, discriminação no emprego, e trabalho escravo. “Além disso, tratei das repercussões das espécies de violência no contrato de trabalho. Falei sobre a legislação aplicável, principais direitos dos trabalhadores, bem como deveres. Falei da importância em se manter um ambiente livre de violência como uma forma de prevenção de acidentes e doenças no trabalho”, cita ela.

O Programa Trabalho Seguro é uma iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, em parceria com diversas instituições públicas e privadas, visando à formulação e execução de projetos e ações nacionais voltados à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho. Desse modo, o principal objetivo do programa é contribuir para a diminuição do número de acidentes de trabalho registrados no Brasil nos últimos anos.