2º Encontro Estadual de Segurança e Saúde no Trabalho de Mato Grosso do Sul: Promovendo a segurança e a saúde no ambiente de trabalho
Com objetivo de promover ações voltadas à segurança no ambiente de trabalho, o Grupo de Trabalho (GETRIN-24) promove nesta sexta-feira, 26 de abril, no prédio-sede do TRT/MS, o 2º Encontro Estadual de Segurança e Saúde no Trabalho de Mato Grosso do Sul.
Durante a cerimônia de abertura, o Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, desembargador João Marcelo, expressou a importância de garantir a saúde no ambiente de trabalho para uma vida digna. O superintendente regional do trabalho, Alexandre Moraes Cantero, destacou a relevância do debate sobre segurança do trabalho não apenas no âmbito jurídico, mas também na sociedade civil.
A procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT-MS) Cândice Gabriela Arosio ressaltou a missão institucional de defesa das relações de trabalho em Mato Grosso do Sul e a necessidade de promover a discussão sobre segurança no trabalho para evitar acidentes e doenças ocupacionais.
A juíza do trabalho e gestora regional do Programa Trabalho Seguro, Hella de Fatima Maeda, enfatizou a importância do evento “o evento tem por objetivo promover ações voltadas à segurança no ambiente de trabalho. O trabalho é um meio que a gente encontra para dignificação do próprio homem e deve ser ali no seu contexto um ambiente onde a gente possa trabalhar com segurança”.
Durante o evento, foi anunciada a integração de novas entidades ao GETRIN-24, fortalecendo ainda mais suas ações voltadas à segurança no ambiente de trabalho. Os novos integrantes são: a Associação Sul-Mato-Grossense de Engenheiros de Segurança do Trabalho (Asmet), a Comissão dos Advogados Trabalhistas da OAB/MS e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada (SINTICOP).
O primeiro painel do evento abordou o Programa de Gerenciamento de riscos no Trabalho Rural e as principais alterações da NR 36, com o painelista Mauri Marques Muller e o debatedor foi o auditor fiscal Wallace Faria Pacheco. No período da tarde, os painéis abordarão O Direito a um ambiente de trabalho seguro e saudável na perspectiva dos trabalhadores com deficiência ou reabilitados, A busca por um meio ambiente de trabalho hígido e seguro, A CIPA e as medidas de prevenção e combate ao assédio moral e assédio e Assédio Moral e Saúde Mental.