Nesta quarta-feira (13), o Memorial do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região relembra um marco histórico da trajetória desta Corte: os trinta e dois anos da posse dos candidatos aprovados no I Concurso Público para o Preenchimento de Cargos de Juiz do Trabalho Substituto do TRT24.
A realização do concurso foi uma das primeiras decisões do TRT da 24ª Região, que foi instalado em 8 de janeiro de 1993. Na Sessão Plenária Extraordinária realizada em 12 de janeiro, o Tribunal Pleno decidiu, por unanimidade, autorizar a abertura do certame, nos termos da Resolução Administrativa Nº 11/1993.
O concurso foi realizado entre os meses de maio e julho de 1993. As provas escritas foram aplicadas nas dependências do histórico Colégio Oswaldo Cruz, em frente ao Mercadão Municipal, região central de Campo Grande. Já as provas orais ocorreram no auditório do Tribunal Pleno do TRT24, que naquela época funcionava no edifício do Centro Empresarial Afonso Pena, situado à Av. Afonso Pena, 2440.



Ao todo, foram 716 candidatos inscritos, sendo que 15 foram habilitados para a prova oral e 12 aprovados. O resultado final do certamefoi proclamado e homologado no dia 29 de julho de 1993, por meio da Resolução Administrativa Nº 49/93.
A solenidade de posse ocorreu no dia 13 de agosto de 1993, no Plenário do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul e reuniu familiares, servidores públicos, representantes do Tribunal de Justiça, do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil e demais segmentos da sociedade.


Já na semana seguinte à posse, os novos juízes e juíza passaram a ser designados para auxiliar nas então Juntas de Conciliação e Julgamento - de Campo Grande e do interior do Estado. A força de trabalho dos novos juízes substitutos representou um importante avanço para a Justiça do Trabalho de Mato Grosso do Sul que, à época, tinha um número muito restrito de magistrados e grandes desafios a serem enfrentados.