Acessibilidade no Portal e Manifestações Públicas Acessibilidade no Portal e Manifestações Públicas

Intérprete de linguagem brasileira de sinais em manifestações públicas

Apesar de serem pontuais as manifestações públicas da Justiça do Trabalho em Mato Grosso do Sul, em 2020 foi dado um passo em direção à uma maior acessibilidade: a interpretação em Libras dos eventos oficiais do TRT24.

A Inauguração da Vara do Trabalho de Chapadão do Sul e Posse da Juíza Keethlen Fontes Maranhão, em outubro; a entrega da Medalha Labor et Honoris, em novembro; e a Posse dos Novos Dirigentes do Biênio 2021-2022, em dezembro, contaram com a interpretação em Libras, mesmo as respectivas cerimônias tendo sido realizadas de forma telepresencial devido à pandemia de Covid-19. Veja alguns exemplos clicando nos links da tabela abaixo:

19/10/2020

Inauguração da Vara do Trabalho de Chapadão do Sul e Posse da Juíza Keethlen Fontes Maranhão

 

3/12/2020

Solenidade de entrega do Prêmio Labor et Honoris

12/12/2020

 

Posse da Nova Diretoria do TRT/MS para o Biênio 2021/2022

 

Uso de legenda e transcrição em manifestações públicas

São utilizadas legendas nas imagens das notícias do site do TRT24 e as redes sociais também apresentam a legenda com a hashtag #pratodosverem com a descrição da imagem para pessoas com deficiência visual. Desta forma, os leitores de tela podem ler a descrição da imagem. Em 2020, os vídeos institucionais produzidos pelo TRT24 também passaram a receber legendas.

Os vídeos das sessões das Turmas e do Tribunal Pleno são transmitidos pelo canal do TRT/MS no Youtube e oferecem a possibilidade de exibição de legenda e de transcrição diretamente pelo Youtube. Para exibir a legenda, deve-se clicar na "engrenagem" que representa as configurações e ativar a legenda.

Para exibir a transcrição do áudio do vídeo, deve-se clicar nos três pontinhos abaixo da janela do vídeo e selecionar a opção "abrir descrição" para que aquilo que estiver sendo falado no vídeo apareça transcrito numa janela na própria página.

Veja alguns exemplos de uso de legendas e transcrição clicando nos links das tabelas abaixo:

Audiodescrição

A audiodescrição é um recurso que traduz imagens em palavras, permitindo que pessoas cegas ou com baixa visão consigam compreender conteúdos audiovisuais ou imagens estáticas, como filmes, fotografias, peças de teatro, entre outros. O recurso é direcionado ao público com deficiência visual, mas pode beneficiar pessoas com outras deficiências e idosos.

O TRT da 24ª Região vem utilizando a audiodescrição em seu perfil no Instagram (trt_ms), fazendo uso de hashtags como #pracegover ou #pratodosverem, com descrições das imagens para tornar os posts acessíveis a todos.

Acessibilidade do Portal na Internet

  • VLibras

A fim de garantir o acesso das pessoas com deficiência auditiva e visual, o site do TRT24 contempla duas ferramentas de acessibilidade: o VLibras e o alto contraste. Esses recursos estão localizados no canto direito do menu superior.

O VLibras é um conjunto de ferramentas computacionais de código aberto, que traduz conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) para Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, tornando computadores, celulares e plataformas Web acessíveis para pessoas surdas. Para habilitar o VLibras, basta clicar no ícone disponibilizado na tela, representado pelo desenho de duas mãos, que direcionará o usuário para uma página que contém todas as orientações. Na parte inferior da tela, deve-se selecionar o navegador desejado (Google Chrome, Safari e Firefox) para, assim, adicionar uma extensão.

Há, também, a possibilidade de baixar e instalar o VLibras em computadores, tablets e smartphones. Após a instalação, o uso da ferramenta é bem simples. Basta selecionar os parágrafos desejados com o botão esquerdo do mouse e, com o direito, selecionar a opção "traduzir para libras".

  • Alto Contraste

O alto contraste auxilia a leitura de pessoas com baixa visão ou daltonismo. Ao ativar o alto contraste, o texto torna-se mais legível em ambientes com muita luz. Isto acontece porque há uma inversão das cores na página e um aumento de contraste entre elas. Além disso, com o alto contraste ativado, há uma diminuição no consumo de energia na utilização de tablets ou notebooks, prolongando a autonomia da bateria.

Também é possível alterar o tamanho da letra do site do TRT da 24ª Região. A maioria dos navegadores já disponibiliza ajustes de tamanho de letra . Para isso, basta usar as seguintes combinações de teclas:

Aumentar letra: Ctrl + no Windows ou Cmd + no Mac OS

Diminuir letra:  Ctrl - no Windows ou Cmd - no Mac OS

Tamanho original: Ctrl 0 (zero) no Windows ou Cmd 0 (zero) no Mac OS