Menu de Navegação

Acessibilidade do Portal - eMAG

Acessibilidade no Portal

O portal do TRT da 24ª Região segue as diretrizes do Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG), conforme as normas do Governo Federal, em obediência ao Decreto n.º 5.296, de 2 de dezembro de 2004 e à Resolução CNJ n.º 215/2015 (art. 6º, § 4º, VIII), que dispõe sobre o acesso à informação e aplicação da Lei n.º 12.527, de 18 de novembro de 2011.

Para isso, o Tribunal fez as adequações necessárias em seu site, conforme as diretrizes de acessibilidade previstas no Modelo, bem como realiza a avaliação periódica do site por meio da utilização do Avaliador e Simulador de Acessibilidade em Sítios (ASES).

Ao final da avaliação de cada página, esta é enquadrada em uma das faixas de avaliação do ASES. O verde representa um bom nível de acessibilidade (>=95% de aderência), com faixas regressivas até o vermelho, representando o mais baixo nível de acessibilidade (<70% de aderência).

A última avaliação, feita na maioria das páginas do sítio eletrônico do TRT24, indicou 99% de acessibilidade.

  • Tradução para Libras e leitor de site

A fim de garantir o acesos das pessoas com deficiência auditiva e do público que tenha alguma dificuldade de leitura, o site do TRT24 também conta com a ferramenta Hand Talk.

O Hand Talk é um plugin acessível que passou a fazer parte do site em 2022. Ele faz a leitura do conteúdo da página e a tradução de textos e imagens para a Língua Brasileira de Sinais por meio de um avatar 3D. As traduções para Libras são 100% automáticas e realizadas por meio da inteligência artificial.

No canto direito da tela, ao clicar no ícone representado pelo desenho de duas mãos, surgirá o intérprete virtual chamado Hugo. Inicialmente, ele irá se apresentar e então será possível selecionar os textos e as imagens do site para que o Hugo faça a tradução para Libras.

O leitor de site funciona de modo semelhante. Para ativar o recurso, deve-se selecionar o ícone representado por uma pessoa falando e mover o cursor sobre o texto ou imagem que se quer ouvir e selecioná-lo.

Resp - Unidade de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inovação

conteúdo sob responsabilidade da Unidade de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inovação