Notícias

Campo Grande receberá 1º Torneio de Futebol Indígena neste final de semana

Crianças participando dos exercícios do programa.
O programa tem como objetivo incentivar a permanência na escola por meio do esporte

Cento e sessenta atletas de oito times do Estado, representando três etnias, vão disputar o 1º Torneio de Futebol dos Jovens das Comunidades Indígenas - 2022, neste final de semana, em Campo Grande. A abertura do evento será na sexta-feira, a partir das 17h30. Os jogos serão no sábado (20) e no domingo (21), a partir das 8h, no Estádio Jacques da Luz, na Moreninha II, com entrada de graça à população.

Os times do interior ficarão hospedados em um hotel, na Capital, onde será a abertura do torneio, restrita aos atletas e convidados. Os jovens, que tem de 16 a 20 anos, participarão de uma oficina de profissões, com palestras sobre educação e saúde. Às 18h30, haverá apresentações culturais e a entrada das delegações de Campo Grande, Caarapó, Dourados, Amambai, Miranda, Aquidauana/Taunay, Sidrolândia/Dois Irmãos do Buriti.

O evento esportivo é promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região e pelo Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul pelo Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, que tem como objetivo incentivar a permanência na escola por meio do esporte, combater a exploração da mão-de-obra infantil e fomentar o ingresso adequado ao mercado de trabalho, por meio da aprendizagem.

"Esses jovens atletas têm se dedicado aos estudos e ao futebol. Por meio desse esporte coletivo estão despertando a consciência social, que os prepara para serem grandes líderes no futuro, independentemente da profissão que queiram seguir, quapessndo esse momento de escolha chegar", explicou a Gestora Regional do Programa, juíza do trabalho Déa Cubel Yule.

Foto do desembargador João de Deus com as crianças.

"Queremos unir as comunidade indígenas em prol de um objetivo maior que é a promoção da educação, da cidadania, do esporte e do lazer", afirmou o Gestor Regional do Programa, desembargador João de Deus. Todos os times ganharam materiais esportivos para o treinamento, com bolas, coletes, cones e redes, além dos uniformes da competição.

"É um alento saber que os povos originários do nosso estado terão a oportunidade de ser atletas, o que faz toda a diferença na formação humana e profissional dos jovens. O esporte faz com que as pessoas se posicionem melhor perante as dificuldades da vida e tenham um maior poder de resiliência. E são estas as pessoas que estamos preparando para, futuramente, movimentarem e contribuírem com a economia local", disse a procuradora-chefe do MPT-MS Cândice Gabriela Arosio.

Imagem com a tabela referente aos horários dos jogos.

Horário dos jogos
No sábado (20), às 8h, o time de Campo Grande - Kadweu enfrenta o de Sidrolândia. Em seguida, às 10h, o segundo time de Campo Grande - Marçal de Souza joga contra o de Aquidauana. Às 13h30, Dourados enfrenta Caarapó e às 15h30 é a vez de Amambai e Miranda jogarem. As partidas de sábado podem ser acompanhadas, ao vivo, clicando aqui.

No domingo (21), as semifinais ocorrem às 8h e às 10h. A final será a partir das 15h. Os vencedores ganharão troféus. O Complexo Poliesportivo Jacques da Luz fica na Rua Barreiras, s/n - Moreninhas, em Campo Grande-MS.

Veja o vídeo de divulgação do torneio: