Menu de Navegação

Pesquisas Judiciárias

 

Comissão de Pesquisas Judiciárias do TRT24 – CPJ TRT24, criada pela Resolução Administrativa nº 31/2023,  tem a finalidade de zelar pela consistência da base de dados da área judiciária do TRT24, produzir pesquisas com base em dados, trabalhar em cooperação com outros Tribunais e/ou entidades de ensino, fornecer subsídios técnicos para a formulação de políticas judiciária locais, além de disseminar informações e conhecimento por meio de publicações, seminários e outros veículos.

A CPJ TRT24 integra a Rede de Pesquisas Judiciárias - RPJ, criada pela Resolução CNJ n° 462/2022, que também regulamentou a gestão de dados, estatística e produção de pesquisas judiciárias no âmbito do Poder Judiciário. A RPJ é coordenada pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias do CNJ e tem como objetivo estabelecer mecanismos de colaboração, comunicação e divulgação dos estudos e diagnósticos entre os grupos de pesquisas judiciárias dos tribunais. É formada pela Comissão Nacional de Pesquisa Judiciária e Ciência de Dados da Justiça do Trabalho, pelas Comissões Regionais de Pesquisas Judiciárias e Ciência de Dados dos Tribunais Regionais do Trabalho e pela Secretaria de Pesquisa Judiciária e Ciência de Dados do Tribunal Superior do Trabalho.

A Comissão Nacional aprovou alguns documentos para nortear o trabalho de produção de pesquisas no Segmento da Justiça do Trabalho, a seguir:

Diretrizes da Pesquisa Judiciária no Segmento Justiça do Trabalho: Em março de 2023, a Comissão Nacional de  Pesquisa Judiciária e Ciência de Dados do Tribunal Superior do Trabalho aprovou o texto contendo Diretrizes para a realização de pesquisas empíricas no âmbito da Rede.

Áreas e linhas de pesquisa: Em abril de 2023, a Comissão Nacional aprovou documento que explicita as áreas e linhas de pesquisa para a Justiça do Trabalho. As três áreas de pesquisa nele definidas delimitam campos de saber em torno dos quais se articulam as 32 linhas de pesquisa. As áreas e as linhas de pesquisa destinam-se a definir os limites e o direcionamento dos estudos e projetos de pesquisa a serem realizados no âmbito da SEPJD, propiciando o planejamento de longo prazo e a definição de agendas e prioridades. 

A CPJ TRT24 teve seus membros designados pela Portaria TRT/GP nº 008/2023 e é coordenada pelo Desembargador Francisco das C. Lima Filho.

Relatórios de Atividades:           2022                                                 2023

Planos de Ação:                         2023                                                 2024

CONTATOS:

Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, no endereço: Rua Delegado Carlos Roberto Bastos de Oliveira, 208 - 1º andar - CEP 79031-908 - Campo Grande, MS - Telefones: (67) 3316-1769 e (67) 3316-1744 - E-mails: estatistica@trt24.jus.br e sj@trt24.jus.br

Conteúdo sob a responsabilidade da Secretaria-Geral Judiciária