Menu de Navegação

Notícias

TRT/MS recebe selo de eficiência energética


O Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região realizou, nesta terça-feira (05), a Cerimônia de Entrega do Projeto de Eficiência Energética, um marco significativo para o compromisso da instituição com a sustentabilidade e a economia de recursos. O evento contou com a presença do Presidente do TRT/MS, Desembargador João Marcelo Balsanelli, do Decano do TRT/MS, desembargador André Oliveira, do Coordenador do Subcomitê de Sustentabilidade e Inovação, desembargador,  Marcio Vasques Thibau, do Diretor da Escola Judicial, desembargador Francisco Filho e do Diretor-Presidente da Energisa, Paulo Roberto dos Santos.

Durante o evento, o Coordenador do Subcomitê de Sustentabilidade e Inovação, desembargador Marcio Vasques Thibau, destacou a importância desta ação: “ Nós temos uma resolução, resolução 400/2021 do CNJ, que nós procuramos seguir. E essa resolução, ela dá modelos de gestão de sustentabilidade, e nós, portanto, como órgão do poder do TRT, nós temos que seguir esses processos. E adotar ações que são ambientalmente corretas, que são economicamente viáveis e que são socialmente justas e inclusivas. A redução do consumo de energia elétrica, água, materiais que são usados, isso tudo faz parte do processo de sustentabilidade. No final, nós temos que gastar de uma maneira racional e com o máximo de eficiência com esses gastos. Nós temos um plano de logística sustentável, isso tudo é objeto deste plano, isso tudo é medido.´´
 

do Coordenador do Subcomitê de Sustentabilidade e Inovação, desembargador,  Marcio Vasques Thibau

O projeto de eficiência energética do TRT/MS foi desenvolvido para reduzir o consumo de energia e otimizar os recursos, contemplando diversas ações no sistema de iluminação. Entre as melhorias, foram substituídos seis projetores, três luminárias públicas e 2.082 lâmpadas convencionais por novos projetores, luminárias e lâmpadas de LED, promovendo uma iluminação mais eficiente. Além disso, foi instalado um sistema de automação que abrange os equipamentos de iluminação do térreo ao 5º pavimento, e sensores de presença foram implementados no estacionamento do subsolo, controlando a iluminação conforme a necessidade.

A execução da troca de lâmpadas foi concluída em aproximadamente um mês, resultando na substituição de cerca de quatro mil lâmpadas e em uma economia anual estimada de 202,86 MWh. Com um investimento total de R$292.028,83, o projeto reforça o compromisso do tribunal com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental. Em 2024, o TRT24 se junta a outras 17 unidades consumidoras do Poder Público que receberam o Selo PROCEL de Economia de Energia, um reconhecimento pela adoção de práticas eficientes e sustentáveis na gestão dos recursos energéticos.

A cerimônia foi finalizada com a entrega de uma placa comemorativa ao Presidente do TRT/MS, desembargador João Marcelo, em reconhecimento ao empenho da instituição na implementação de práticas sustentáveis e na promoção da eficiência energética. A homenagem simboliza o compromisso contínuo do TRT24 em seguir os princípios de responsabilidade ambiental e eficiência no uso dos recursos, destacando a importância da liderança da gestão na concretização de projetos que impactam positivamente o meio ambiente e a sociedade destacando a importância da liderança da gestão na concretização de projetos que impactam positivamente o meio ambiente e a sociedade.
 

entrega de uma placa comemorativa ao Presidente do TRT/MS, desembargador João Marcelo