Menu de Navegação

Notícias

Confraria dos Beletristas do TRT/MS encerra 2024 com discussões literárias de destaque

O último encontro teve como tema a obra “Almar - Poemas Lusitanos de Rubenio Marcelo na ótica Ensaística de Ana Maria Bernadelli (Poesia e Crítica Literária)”.
O último encontro teve como tema a obra “Almar - Poemas Lusitanos de Rubenio Marcelo na ótica Ensaística de Ana Maria Bernadelli (Poesia e Crítica Literária)”.


A Confraria dos Beletristas do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT/MS) realizou, na sexta-feira, dia 29 de novembro, sua última reunião de 2024, celebrando um ano repleto de debates literários enriquecedores. O último encontro teve como tema a obra “Almar - Poemas Lusitanos de Rubenio Marcelo na ótica Ensaística de Ana Maria Bernadelli (Poesia e Crítica Literária)”. Os expositores foram os Membros da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras Dr. Rubenio Marcelo e Profª Ana Maria Bernadelli.

A obra é um tributo poético e cultural refletindo aspectos relevantes da temática portuguesa e reflexos vivos (culturais, históricos e contemporâneos) dos valores lusitanos tão sempre presentes no seio irmanado das duas nações irmãs: Portugal-Brasil, que possuem em comum muito mais que o mesmo idioma, mas também elos tradicionais no tocante principalmente à cultura, história, costumes.

 

A Confraria dos Beletristas do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT/MS) realizou, na sexta-feira, dia 29 de novembro, sua última reunião de 2024,
A Confraria dos Beletristas do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT/MS) realizou, na sexta-feira, dia 29 de novembro, o 30º Sarau Literário


Destaques literários de 2024

Ao longo do ano, a Confraria dos Beletristas promoveu encontros que destacaram obras clássicas e contemporâneas, enriquecendo os debates literários e fortalecendo o apreço pela literatura entre seus membros.

O primeiro sarau literário de 2024, realizado em março, teve como tema “A Morte de Ivan Ilitch”, de Leon Tolstói. A juíza do TRT/MS, Neiva Márcia Chagas, foi a expositora responsável por apresentar essa obra-prima da literatura russa e o debatedor foi o juiz do trabalho do TRT/MS, Flávio da Costa Higa. A obra aborda temas profundos como a mortalidade e a busca pelo sentido da vida.

Em abril, ocorreu o 26º Sarau Literário, que trouxe para debate “O Perigo de uma História Única”, de Chimamanda Ngozi Adichie. A advogada Joice Bezerra de Oliveira apresentou a obra, com reflexões complementadas pela juíza do trabalho Fátima Regina de Saboya Salgado. Este livro ressalta os perigos de narrativas simplistas que reduzem culturas e identidades, promovendo a importância da pluralidade de perspectivas.

No mês seguinte, foi realizado o 27º Sarau Literário, com a discussão de “Triste Fim de Policarpo Quaresma”, de Lima Barreto. O professor Ricardo Matos de Souza expôs sobre esse clássico da literatura brasileira, que narra a história de um patriota idealista cujo amor exacerbado pelo Brasil o conduz a uma série de desventuras e tragédias.

Em junho, a Confraria promoveu o 28º Sarau Literário, com a apresentação de “Nêmesis”, de Philip Roth, pelo servidor do TRT/MS Alexsmárcio Aparecido Mariano de Oliveira. Ambientada durante uma epidemia de poliomielite nos Estados Unidos, a obra explora questões como medo, culpa e destino, proporcionando um rico debate.

O 29º Sarau Literário, realizado em outubro, foi dedicado ao romance contemporâneo brasileiro “Véspera”, de Carla Madeira. O advogado Ricardo Alexandre da Silva apresentou a obra, com a juíza do trabalho Neiva Márcia Chagas como debatedora. Este livro é um mergulho profundo nos dilemas familiares e na complexidade das relações humanas, abordando temas universais com sensibilidade e profundidade.

A Confraria

A "Confraria dos Beletristas" é um projeto de cunho lúdico-literário que funciona junto à Escola Judicial, promovendo encontros mensais para discutir grandes clássicos da literatura. Uma vez por mês é promovido um sarau literário conduzido por um futuro confrade ou confreira, que expõe uma obra literária e promove um debate sobre o assunto.

Como participar em 2025?

Podem participar como expositor ou participante do Sarau Literário magistrados, servidores e estagiários do TRT 24 e de outros regionais, além de público externo ao tribunal, como advogados, acadêmicos e quem mais tiver interesse na troca de conhecimento. Quem tiver interesse em ser um expositor deve preencher um formulário online indicando a obra que gostaria de expor. Os livros inscritos no projeto serão escolhidos pelo Conselho Executivo da EJUD, por votação. Clique aqui para se inscrever como expositor.