
A Associação Sul-Mato-Grossense de Engenheiros de Segurança do Trabalho (ASMEST), celebrou, no dia 6 de fevereiro, os 40 anos de sua fundação, em evento comemorativo que reuniu profissionais da área e contou com homenagens a engenheiros que contribuíram para o fortalecimento da segurança e saúde no trabalho em Mato Grosso do Sul. A solenidade foi conduzida pela presidente da entidade, Keiciane Brasil, e marcou também o reconhecimento da fundadora Elizabeth Cox,que atuou como perita na Justiça do Trabalho. Na ocasião, a juíza Hella Maeda, gestora do Programa Trabalho Seguro, do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, proferiu palestra com o tema “Efeitos climáticos nas relações de trabalho: impactos jurídicos e o papel da engenharia”.
Durante a palestra, a magistrada abordou a crise climática e apresentou dados sobre seus impactos na sociedade e no mundo do trabalho, destacando a necessidade de reflexão sobre os efeitos das mudanças ambientais nas condições laborais. Também tratou das normas internacionais e nacionais voltadas à proteção do meio ambiente e da saúde do trabalhador, ressaltando que a engenharia desempenha papel fundamental ao atuar como ponte entre os desafios climáticos atuais e as relações de trabalho, com capacidade de concretizar diretrizes relacionadas aos direitos humanos fundamentais.
Ao finalizar, Hella Maeda enfatizou que a engenharia contemporânea se consolida como instrumento de justiça social, contribuindo para a construção de ambientes de trabalho mais seguros, resilientes e sustentáveis.
O Programa Trabalho Seguro – Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho é uma iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, em parceria com os TRTs e diversas instituições públicas e privadas, visando à formulação e execução de projetos e ações nacionais voltados à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho.