
O Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT/MS), por meio do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, promoveu, na última sexta-feira (26/9), o evento “Construindo Pontes para o Futuro: Estratégias e Parcerias no Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem”, realizado no prédio-sede do Tribunal. O evento teve como objetivo unir esforços, compartilhar experiências e reforçar o compromisso institucional com o enfrentamento ao trabalho infantil e a promoção da aprendizagem.

O secretário de Governança e Gestão Estratégica do TRT/MS, José Silva Barbosa, destacou a importância de ações integradas e de experiências compartilhadas para preparar as futuras gerações para a vida profissional e cidadã.
O ciclo de palestras abordou diferentes aspectos da aprendizagem e inclusão social. O capitão Leonel, chefe de operações da Polícia Militar Ambiental, falou sobre “O Papel da Aprendizagem Socioambiental na Construção de um Futuro Sustentável”, ressaltando a importância de preparar crianças e jovens para a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável, por meio do Projeto Florestinha, que já atende 450 crianças em polos espalhados pelo Estado.

O painel “Superando Desafios: A Aprendizagem como Instrumento de Transformação Social e Econômica” contou com a participação de Paulo Marini, auditor-fiscal do trabalho, Douglas Ferreira Santos, auditor-fiscal do trabalho, e Eliene Rodrigues de Souza, assessora técnica em PCD e discriminação no trabalho. O grupo destacou a aprendizagem como ferramenta para inserir jovens no mercado de trabalho, garantir direitos, promover inclusão social de pessoas com deficiência e contribuir para a redução do trabalho infantil no estado.

O médico nutrólogo e diretor-presidente da Funesp, Sandro Trindade Benites, ministrou a palestra “Prevenção ao Uso e Abuso de Álcool e Drogas”, mostrando o impacto do consumo de drogas e medicamentos na saúde pública. Ele ressaltou que em Campo Grande existem atualmente cerca de 4 mil dependentes químicos, sendo fundamental o trabalho de prevenção e conscientização.

O evento foi encerrado com a palestra “O Papel das Instituições no Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem”, com a participação da juíza Déa Marisa Brandão Cubel Yule, gestora regional do programa, da procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho, Cândice Gabriela Arósio, e do superintendente regional do trabalho em MS, Alexandre Moraes Cantero.

O evento integra as atividades do 3º Torneio de Futebol dos Jovens das Comunidades Indígenas, promovendo a articulação entre esporte, educação e cidadania, e reafirma o compromisso do TRT/MS em promover a aprendizagem e combater o trabalho infantil no estado.